Chef Helena Rizzo, do Mani, é criticada ao se posicionar sobre eleições

Foto publicada no Instagram gerou onda de propostos de internautas, que levou a cozinheira premiada a publicar um esclarecimento.

Ao publicar uma foto no último domingo (7), dia do primeiro turno da eleição, a chef Helena Rizzo mostrava seu posicionamento político com a hashtag #elenao. Com o dedo médio em riste e junto com sua equipe de trabalho atrás de uma bancada de serviço, deixava claro o candidato que ela e as pessoas que fazem parte de seu time profissional não queriam ver vitorioso. Foi o suficiente para causar uma onda de protestos contra seu restaurante, o Maní, um dos melhores e mais premiados da cidade, com excelente cardápio de cunho autoral. Também não escapou aos protestos indignados dos instagramers a unidade que mantém no Shopping Iguatemi, o Manioca.

A polarização é intensa. Desde a publicação do post, foram postados quase 20.000 comentários. Há desde críticas mais comedidas como #esquerdacaviar pela empresária e apresentadora de TV Cristiana Arcangeli (@crisarcangeli) até textos impublicáveis aqui. As postagens incluem inclusive uma “biografia” da chef escrita por @denisemayer18. Ou seja, uma devassa na vida da cozinheira, o que comumente chama-se stalkear nas redes sociais.

Entre os profissionais que se colocaram a favor de Helena Rizzo, está a colega Janaína Rueda, que apenas comentou “Lute sempre pelas suas ideias, e não se importe com ameaças.” Foi o suficiente para que Janaína, sócia do Bar da Dona e d’A Casa do Porco, também ganhasse a ira dos internautas. Até agora, foram 230 mensagens, a maioria delas de cunho ofensivo.

Além de Janaína Rueda, a chef do Maní recebeu o apoio de colegas como Bel Coelho, do restaurante sazonal Clandestino. Diante de tantas manifestações rancorosas – o ódio rouba a lucidez -, Helena Rizzo publicou uma nota de esclarecimento ontem.

Fica a dúvida: se fosse um homem os protestos teriam a mesma intensidade? E a lembrança: Helena Rizzo foi escolhida a melhor chef mulher do mundo em 2014 pela revista britânica Restaurant, que premia os restaurante campeões do planeta no ranking World’s 50 Best.

Veja parte da repercussão:

 (Reprodução Instagram/Veja SP)

Diante da repercussão, a chef fez uma nota de esclarecimento dizendo que a publicação “foi pessoal e expressa tão somente a minha convicção, e não a do Grupo Maní. Sou cozinheira há 23 anos, 13 dos quais no Maní, e nunca julguei ou escolhi cliente”. 

View this post on Instagram

Escrevo este post em razão dos desdobramentos que minha postagem no último sábado geraram. Primeiramente, peço desculpas a qualquer pessoa que tenha se ofendido com o meu gesto, ele não foi direcionado a você. Meu gesto é uma manifestação contra o preconceito, o machismo, o racismo, a homofobia e a misoginia. Reforço também que ele foi pessoal e expressa tão somente a minha convicção, e não a do Grupo Maní. Sou cozinheira há 23 anos, 13 dos quais no Maní, e nunca julguei ou escolhi cliente. Pelo contrário: diariamente cozinho para os outros, com empenho absoluto, exigindo o máximo de mim, dos cozinheiros e fornecedores que trabalham comigo. Sou feliz com o ambiente que criamos. O Maní é uma das cozinhas mais diversas que conheço, com brancos, negros, homens e mulheres, héteros e gays, gente do Brasil inteiro. Eles são minha família, pois é com eles que passo a maior parte do tempo. Assistir a um movimento crescente de intolerância que atinge boa parte dos meus colegas de cozinha me deixa extremamente consternada. Em nenhum momento manifestei posição partidária, não sou comunista nem socialista. Sou uma pessoa que vê o futuro dos meus pares ameaçado. E isso, espero que entendam, é difícil demais aceitar.

A post shared by Helena Rizzo (@helenarizzo) on

Bel Coelho, que já vinha se posicionando contra Bolsonaro, apoiou a amiga. “Estaremos sempre juntas na luta pela biodiversidade, sociodiversidade e democracia”, escreveu.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s