Clique e assine por apenas 6,90/mês

Chef turco Nusret Gökçe, o Salt Bae, anuncia que vem a SP em breve

Declaração feita no Instagram, onde ele soma quase 20 milhões de seguidores, alvoroçou fãs brasileiros mas foi enigmática

Por Mônica Santos - Atualizado em 9 Jan 2019, 17h55 - Publicado em 9 Jan 2019, 12h52
Salt Bae: “vou a São Paulo em breve” Reprodução/Veja SP

Um vídeo postado pelo chef turco Nusret Gökçe em suas redes sociais na última segunda-feira está dando o que falar por aqui. Como de costume, o açougueiro-celebridade que tem mais de 20 milhões de seguidores aparece na cozinha de camiseta justinha, rabo de cavalo e óculos escuros, segurando com a faca um enorme pedaço de carne – desta vez, uma picanha.

Com os movimentos orquestrados e caricatos, ele corta a carne em pedaços, que são transferidos para um espeto e assados. A suculenta picanha é finalizada com o sal. A forma de temperar, deixando o sal escorrer pelo antebraço bronzeado, tornou-se a sua marca registrada. Vem daí, aliás, o apelido Salt Bae. Até aí, tudo bem, nada além de um vídeo capaz de somar milhões de visualizações ao redor do mundo, não fosse a legenda:  “I love Brazil. I will come to São Paulo see u soon”.

O anúncio de que vem a São Paulo em breve alvoroçou os seguidores brasileiros, contudo, é enigmático, uma vez que não deixa claro se Salt Bae vem a passeio, para um evento ou, quem sabe, sondar a possibilidade de abrir um restaurante por aqui. Teve ainda um outro detalhe que deu o que falar. Para muitos, ele errou feio no corte da picanha. “Venha ao Brasil que vou te ensinar a fazer uma verdadeira picanha”, disse um seguidor.  Outro comentou: “Ele cortou fininho e estragou a picanha igual os brasileiros fazem!”. Também não faltou gaúcho defendendo o seu: São Paulo? O verdadeiro churrasco aqui no Sul, tchê!”

View this post on Instagram

Continua após a publicidade

Picanha. I love Brazil 🇧🇷 I will come to São Paulo see u soon#saltbae #saltlife #salt

A post shared by Nusr_et#Saltbae (@nusr_et) on

Da pobreza à vida de celebridade – Filho de um mineiro de carvão nascido em um povoado turco no leste da Turquia, Nusret Gökçe passou a infância na pobreza e aos 13 anos deixou os estudos para trabalhar como aprendiz de açougueiro. Em 2010, juntou as economias e abriu o seu primeiro restaurante em Istambul. A popularidade começou a ganhar corpo dois anos depois quando, após uma temporada de aprimoramento na Argentina, Salt Bae juntou-se a um investidor e deu início à cadeia Nusr-Et Steakhouse. A rede soma catorze restaurantes, incluindo filiais em Dubai, Nova York e Miami. 

Continua após a publicidade

Com vídeos performáticos, nos quais ele sensualiza a rotina na cozinha, enquanto acaricia, bate e corta as carnes, e também fora dela, malhando, Gökçe ganhou as redes sociais e atraiu atenção no mundo todo. Atualmente, tem mais de 20 milhões de seguidores e clientes-celebridade como Leonardo Di Caprio, Ben Affleck, Justin Bieber, Bruno Mars e, muitos, muitos jogadores e cartolas do futebol – no último fim de semana, por exemplo, ele serviu Gianni Infantino, presidente da FIFA. As filas nas portas de seus restaurantes são comuns e turistas não resistem a uma foto ao lado de uma estátua em tamanho real de Salt Bae, nos moldes daquelas que se vê no museu Madame Tussauds.

Totalmente dedicado às carnes, o cardápio em todos os restaurantes inclui até mesmo hambúrguer, mas são os cortes nobres, alguns vendidos a mais de 300 dólares em Nova York, que mais impressionam. Não faltam também opções ostentação, como assados cobertos por ouro comestível, que rendem milhares de cliques nas redes sociais.

View this post on Instagram

Continua após a publicidade

24 Carat Golden steak 1.200 KG #saltbae #saltlife #salt

Continua após a publicidade

A post shared by Nusr_et#Saltbae (@nusr_et) on

A grande visibilidade do chef  Nusret Gökçe também já lhe rendeu algumas polêmicas. Em setembro do ano passado, por exemplo, viralizou um vídeo em que ele aparecia servindo e salgando um cordeiro para o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e para a primeira-dama, Cilia Flores, em um almoço em Istambul. Podia-se ouvir Maduro dizer: “Isto é apenas uma vez na vida”. Rechaçado pelos seguidores, o vídeo foi apagado por Gökçe, mas seguiu rendendo memes e inúmeras críticas de políticos opositores a Maduro, que o questionaram por almoçar em restaurante luxuoso enquanto milhões de venezuelanos passam fome.

Publicidade