Chef turco Nusret Gökçe, o Salt Bae, anuncia que vem a SP em breve

Declaração feita no Instagram, onde ele soma quase 20 milhões de seguidores, alvoroçou fãs brasileiros mas foi enigmática

Salt Bae: “vou a São Paulo em breve”

Salt Bae: “vou a São Paulo em breve” (Reprodução/Veja SP)

Um vídeo postado pelo chef turco Nusret Gökçe em suas redes sociais na última segunda-feira está dando o que falar por aqui. Como de costume, o açougueiro-celebridade que tem mais de 20 milhões de seguidores aparece na cozinha de camiseta justinha, rabo de cavalo e óculos escuros, segurando com a faca um enorme pedaço de carne – desta vez, uma picanha.

Com os movimentos orquestrados e caricatos, ele corta a carne em pedaços, que são transferidos para um espeto e assados. A suculenta picanha é finalizada com o sal. A forma de temperar, deixando o sal escorrer pelo antebraço bronzeado, tornou-se a sua marca registrada. Vem daí, aliás, o apelido Salt Bae. Até aí, tudo bem, nada além de um vídeo capaz de somar milhões de visualizações ao redor do mundo, não fosse a legenda:  “I love Brazil. I will come to São Paulo see u soon”.

O anúncio de que vem a São Paulo em breve alvoroçou os seguidores brasileiros, contudo, é enigmático, uma vez que não deixa claro se Salt Bae vem a passeio, para um evento ou, quem sabe, sondar a possibilidade de abrir um restaurante por aqui. Teve ainda um outro detalhe que deu o que falar. Para muitos, ele errou feio no corte da picanha. “Venha ao Brasil que vou te ensinar a fazer uma verdadeira picanha”, disse um seguidor.  Outro comentou: “Ele cortou fininho e estragou a picanha igual os brasileiros fazem!”. Também não faltou gaúcho defendendo o seu: São Paulo? O verdadeiro churrasco aqui no Sul, tchê!”

Da pobreza à vida de celebridade – Filho de um mineiro de carvão nascido em um povoado turco no leste da Turquia, Nusret Gökçe passou a infância na pobreza e aos 13 anos deixou os estudos para trabalhar como aprendiz de açougueiro. Em 2010, juntou as economias e abriu o seu primeiro restaurante em Istambul. A popularidade começou a ganhar corpo dois anos depois quando, após uma temporada de aprimoramento na Argentina, Salt Bae juntou-se a um investidor e deu início à cadeia Nusr-Et Steakhouse. A rede soma catorze restaurantes, incluindo filiais em Dubai, Nova York e Miami. 

Com vídeos performáticos, nos quais ele sensualiza a rotina na cozinha, enquanto acaricia, bate e corta as carnes, e também fora dela, malhando, Gökçe ganhou as redes sociais e atraiu atenção no mundo todo. Atualmente, tem mais de 20 milhões de seguidores e clientes-celebridade como Leonardo Di Caprio, Ben Affleck, Justin Bieber, Bruno Mars e, muitos, muitos jogadores e cartolas do futebol – no último fim de semana, por exemplo, ele serviu Gianni Infantino, presidente da FIFA. As filas nas portas de seus restaurantes são comuns e turistas não resistem a uma foto ao lado de uma estátua em tamanho real de Salt Bae, nos moldes daquelas que se vê no museu Madame Tussauds.

Totalmente dedicado às carnes, o cardápio em todos os restaurantes inclui até mesmo hambúrguer, mas são os cortes nobres, alguns vendidos a mais de 300 dólares em Nova York, que mais impressionam. Não faltam também opções ostentação, como assados cobertos por ouro comestível, que rendem milhares de cliques nas redes sociais.

A grande visibilidade do chef  Nusret Gökçe também já lhe rendeu algumas polêmicas. Em setembro do ano passado, por exemplo, viralizou um vídeo em que ele aparecia servindo e salgando um cordeiro para o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e para a primeira-dama, Cilia Flores, em um almoço em Istambul. Podia-se ouvir Maduro dizer: “Isto é apenas uma vez na vida”. Rechaçado pelos seguidores, o vídeo foi apagado por Gökçe, mas seguiu rendendo memes e inúmeras críticas de políticos opositores a Maduro, que o questionaram por almoçar em restaurante luxuoso enquanto milhões de venezuelanos passam fome.

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