Cervejas refrescantes para curtir entre um e outro agito
Bares e especialistas em cervejas indicam rótulos leves para refrescar as altas temperaturas durante os dias de folia
Ainda que neste ano o verão paulistano esteja longe das altas temperaturas, as baladas nos blocos, festas e desfiles de Carnaval garantem um clima tórrido que somente cervejas refrescantes podem aplacar. VEJA SÃO PAULO conversou com especialistas e selecionou alguns rótulos ideais para a época – ou apenas para um encontro com os amigos no fim de tarde.
+ Saiba tudo sobre o Carnaval em São Paulo
Em comum, todos eles citam representantes do estilo witbier, marcadamente refrescantes e elaboradas com raspas de laranja e sementes de coentro, com teor alcóolico médio que varia entre 4,5% a 5,5%. “É o que vai pegar neste verão”, afirma Edu Vitelli, sócio do Ciao! Vino & Birra, na Vila Mariana. Entre os 110 rótulos que compõem a carta do bar, ele indica a mineira artesanal Wäls Witte, elaborada com especiarias e de aroma cítrico.
Em alternativa, Vitelli também cita garrafas do gênero India Pale Ale, também cítricas, porém com graduação alcóolica um pouco mais elevada, de 5% a 7,5%, entre elas, a Green Cow IPA, da Cervejaria Seasons (RS), feita com capim-limão.
Quem também aposta na witbier é a Cervejaria Ô Fiô, que tem entre os 180 rótulos a italiana Issac Baladin, com aroma frutado que remete a maçã e pêssego.
No Aconchego Carioca, recém-inaugurado nos Jardins, o beer sommelier Eduardo Passarelli (ex-Melograno), montou uma carta com quase 200 rótulos, divididos por estilo. Constam nessa lista a lager Göttlich Divina! Weiss, da catarinense Opa Bier, com adição de guaraná e baixo amargor de lúpulo, e a american Sixpoint Resin, com sabor de maracujá.
Eleito o detentor da melhor carta de cervejas na última edição do especial “Comer & Beber”, o Frangó lista no cardápio a Coruja Viva, de Porto Alegre, servida em garrafa de 1 litro. Com 4% de álcool, trata-se de uma artesanal com amargor suave.