Carlos Alberto Funcia se destaca na produção de escargot
O empresário montou criadouros em seu sítio em Piracaia, a 90 quilômetros da capital
Carlos Alberto Funcia tinha 26 anos quando conheceu a França, em 1968. Daquela viagem, ainda como estudante de engenharia agronômica da Esalq, de Piracicaba, ele jamais se esqueceu de uma refeição: a primeira em que provou escargot. “Foi um caso de amor”, lembra.
Os dez anos como executivo de uma grande companhia não apagaram a experiência da memória. Em 1979, Funcia voltou a Paris, muniu-se de livros, visitou produtores e trouxe alguns caracóis na mala. Não demorou para que o hobby virasse negócio. O empresário montou criadouros em seu sítio em Piracaia, a 90 quilômetros da capital, e começou a se aprimorar no cultivo, atividade que deu origem à fábrica Helix, em 2004.
Cinco anos depois, Celina Gutierrez, sua mulher, fez um curso na região da Savoia sobre o processo tradicional de abate do molusco e ajudou a aumentar a escala de produção. Atualmente, o casal abastece o mercado com 400 quilos mensais dos melhores escargots do país em versão congelada e à bourguignone, receita que leva manteiga de ervas e alho.
Produto: escargot puro
Preço: 290 reais (kg)
Equivalente importado*: 688 reais(em latas de conserva, a única versão disponível no mercado)
Clientes: Le Jazz Brasserie, Paris 6, Ici Bistrô, Bistrot Bagatelle
Contato: https://www.helixsp.com.br
*Preços pesquisados na Casa Santa Luzia