Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

A bióloga Flávia Maculan prepara bons pães por encomenda na Toast

Toda semana, ela envia para 1 300 clientes a fornada da semana por meio de uma newsletter

Por Gabrielli Menezes 2 ago 2019, 07h00

Na VEJA SÃO PAULO desta semana, contamos as histórias de sete profissionais que se dedicam a preparar pães artesanais usando a força da fermentação natural. Conheça Flávia Maculan, a bióloga que se apaixonou pela panificação e encontrou um jeito alternativo de divulgar as suas fornadas.

Bem antes de criar a Toast, Flávia Maculan Ades já manjava de temperatura, bactérias, pH, ativação de enzimas e outros detalhes por causa da graduação em biologia e do mestrado na área da saúde. A virada na carreira de pesquisadora aconteceu pela vontade de mudar o estilo de vida.

Sua formação facilitou o entendimento da teoria, mas a prática só veio com o estágio na Tartine Bakery, padaria situada na Califórnia que é referência em fermentação natural. “A natureza do pão é fascinante. Para acompanhar sua transformação, é preciso respeitar o tempo, ter calma”, explica Flávia.

Pão de aveia (35 reais): derrete na boca Romero Cruz/Veja SP

Há quatro anos ela vende ótimas variedades sob encomenda por meio de uma newsletter que vai para a caixa de entrada de 1 300 clientes semanalmente. O miolo de aveia (35 reais) dá a sensação de derreter na boca pela união da massa já bem hidratada com uma espécie de mingau fermentado do grão. Esse e outros pães devem estar no ponto físico que Flávia pretende inaugurar no próximo ano na Vila Buarque.

Toast. Pedidos por meio da newsletter após inscrição em toast.fm.

Continua após a publicidade
Publicidade