Avatar do usuário logado
Usuário
Imagem Blog

Tudo de Som

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Novidades da música, clipes, entrevistas, artistas, listas e shows, por Tomás Novaes.

Atrações desistem de festival em São Paulo após críticas à curadoria

A banda Bala Desejo e a cantora Céu comunicaram que não irão se apresentar no Nômade Apresenta, no Memorial da América Latina

Por 24 nov 2022, 14h58 | Atualizado em 4 jan 2023, 11h18
Duas imagens. À esquerda, quatro pessoas rindo. À direita, mulher de vestido cantando em palco
A banda carioca Bala Desejo e a cantora Céu: desistência após polêmica. (Lucas Vaz/Pc Cavera/Bilb/Divulgação)
Continua após publicidade

Na manhã desta quinta-feira (24), a banda Bala Desejo e a cantora Céu comunicaram sua saída do line-up do festival Nômade Apresenta, após diversas críticas feitas à curadoria do evento tomarem conta da internet.

+ Parque Burle Marx terá festival gratuito com Chico César e Alice Caymmi

O festival, uma extensão inédita do Nômade Festival, que acontece em São Paulo desde 2018, foi anunciado ontem com a atração principal sendo a ícone do R&B Erykah Badu. Os outros artistas seriam, além das duas atrações já citadas, a banda Gilsons, que segue na programação.

Logo após o anúncio, diversos comentários surgiram criticando a falta de artistas pretos no festival, ou mesmo artistas com a influência do soul e R&B que a atração principal evoca. Em um comentário fixado no post do evento, um usuário diz: “Eu adoro todo mundo que tá aí, separadamente, mas tá bem sem sentido essas atrações abrindo o show da Erykah”.

Continua após a publicidade

Artistas também se pronunciaram, dando eco às críticas. A cantora Xênia França publicou um texto em que diz que “chega a ser ridículo (burrice) ignorar o que há de mais interessante e original em termos de linguagem contemporânea preta”. O rapper Zudizilla também demonstrou sua insatisfação no Twitter: “É sobre representatividade. Bala Desejo vai ter oportunidades maravilhosas em ambientes onde pretos não são nem cogitados”.

https://twitter.com/Xeniafranca/status/1595469221378637831

Nesta manhã, o festival publicou uma nota em que afirma ter reformulado o evento, “em comum acordo com nossos artistas parceiros”, e que anunciará em breve “mulheres únicas que admiramos da cena brasileira” para completar a programação. Leia a nota completa ao final desta matéria.

Continua após a publicidade

Nos comentários do post do anúncio do evento, a organização também havia explicado que não seriam shows de abertura, e sim um festival, e que a escolha dos nomes foi feita baseada em artistas que já participaram de edições do Nômade Festival.

As atrações também publicaram notas separadas. A banda Bala Desejo afirmou que havia aceitado o convite antes de saber quem estaria no line-up, e que espera ser substituída “por muitos dos talentos da música preta brasileira, alguém que dialogue diretamente com o legado de Badu”.

Já Céu publicou uma nota que foi posteriormente apagada de suas redes em que dizia que iria convidar artistas pretos para participar do show no festival. Leia o comunicado aqui:

Continua após a publicidade
Imagem mostra texto sobre fundo preto
Comunicado que a cantora Céu postou e apagou horas depois nesta quinta-feira (24). (Twitter/Reprodução)

Leia o comunicado do festival na íntegra:

+Assine a Vejinha a partir de 9,90. 

Continua após a publicidade

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas.

Revista em Casa + Digital Completo
Impressa + Digital
Revista em Casa + Digital Completo

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.
Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de R$ 39,99/mês