Imagem Blog

Tudo de Som Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Novidades da música, clipes, entrevistas, artistas, listas e shows, por Tomás Novaes.
Continua após publicidade

Atrações desistem de festival em São Paulo após críticas à curadoria

A banda Bala Desejo e a cantora Céu comunicaram que não irão se apresentar no Nômade Apresenta, no Memorial da América Latina

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 4 jan 2023, 11h18 - Publicado em 24 nov 2022, 14h58

Na manhã desta quinta-feira (24), a banda Bala Desejo e a cantora Céu comunicaram sua saída do line-up do festival Nômade Apresenta, após diversas críticas feitas à curadoria do evento tomarem conta da internet.

+ Parque Burle Marx terá festival gratuito com Chico César e Alice Caymmi

O festival, uma extensão inédita do Nômade Festival, que acontece em São Paulo desde 2018, foi anunciado ontem com a atração principal sendo a ícone do R&B Erykah Badu. Os outros artistas seriam, além das duas atrações já citadas, a banda Gilsons, que segue na programação.

View this post on Instagram

A post shared by Nômade Festival (@nomadefestivalsp)

Logo após o anúncio, diversos comentários surgiram criticando a falta de artistas pretos no festival, ou mesmo artistas com a influência do soul e R&B que a atração principal evoca. Em um comentário fixado no post do evento, um usuário diz: “Eu adoro todo mundo que tá aí, separadamente, mas tá bem sem sentido essas atrações abrindo o show da Erykah”.

Artistas também se pronunciaram, dando eco às críticas. A cantora Xênia França publicou um texto em que diz que “chega a ser ridículo (burrice) ignorar o que há de mais interessante e original em termos de linguagem contemporânea preta”. O rapper Zudizilla também demonstrou sua insatisfação no Twitter: “É sobre representatividade. Bala Desejo vai ter oportunidades maravilhosas em ambientes onde pretos não são nem cogitados”.

Continua após a publicidade

Nesta manhã, o festival publicou uma nota em que afirma ter reformulado o evento, “em comum acordo com nossos artistas parceiros”, e que anunciará em breve “mulheres únicas que admiramos da cena brasileira” para completar a programação. Leia a nota completa ao final desta matéria.

Nos comentários do post do anúncio do evento, a organização também havia explicado que não seriam shows de abertura, e sim um festival, e que a escolha dos nomes foi feita baseada em artistas que já participaram de edições do Nômade Festival.

As atrações também publicaram notas separadas. A banda Bala Desejo afirmou que havia aceitado o convite antes de saber quem estaria no line-up, e que espera ser substituída “por muitos dos talentos da música preta brasileira, alguém que dialogue diretamente com o legado de Badu”.

Já Céu publicou uma nota que foi posteriormente apagada de suas redes em que dizia que iria convidar artistas pretos para participar do show no festival. Leia o comunicado aqui:

Continua após a publicidade
Imagem mostra texto sobre fundo preto
Comunicado que a cantora Céu postou e apagou horas depois nesta quinta-feira (24). (Twitter/Reprodução)

Leia o comunicado do festival na íntegra:

View this post on Instagram

A post shared by Nômade Festival (@nomadefestivalsp)

+Assine a Vejinha a partir de 9,90. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.