Atrações desistem de festival em São Paulo após críticas à curadoria
A banda Bala Desejo e a cantora Céu comunicaram que não irão se apresentar no Nômade Apresenta, no Memorial da América Latina
Na manhã desta quinta-feira (24), a banda Bala Desejo e a cantora Céu comunicaram sua saída do line-up do festival Nômade Apresenta, após diversas críticas feitas à curadoria do evento tomarem conta da internet.
+ Parque Burle Marx terá festival gratuito com Chico César e Alice Caymmi
O festival, uma extensão inédita do Nômade Festival, que acontece em São Paulo desde 2018, foi anunciado ontem com a atração principal sendo a ícone do R&B Erykah Badu. Os outros artistas seriam, além das duas atrações já citadas, a banda Gilsons, que segue na programação.
Logo após o anúncio, diversos comentários surgiram criticando a falta de artistas pretos no festival, ou mesmo artistas com a influência do soul e R&B que a atração principal evoca. Em um comentário fixado no post do evento, um usuário diz: “Eu adoro todo mundo que tá aí, separadamente, mas tá bem sem sentido essas atrações abrindo o show da Erykah”.
Artistas também se pronunciaram, dando eco às críticas. A cantora Xênia França publicou um texto em que diz que “chega a ser ridículo (burrice) ignorar o que há de mais interessante e original em termos de linguagem contemporânea preta”. O rapper Zudizilla também demonstrou sua insatisfação no Twitter: “É sobre representatividade. Bala Desejo vai ter oportunidades maravilhosas em ambientes onde pretos não são nem cogitados”.
"Sobre o Line up de Abertura" pic.twitter.com/cF1OxD8Q7Z
— Xenia França (@Xeniafranca) November 23, 2022
Nesta manhã, o festival publicou uma nota em que afirma ter reformulado o evento, “em comum acordo com nossos artistas parceiros”, e que anunciará em breve “mulheres únicas que admiramos da cena brasileira” para completar a programação. Leia a nota completa ao final desta matéria.
Nos comentários do post do anúncio do evento, a organização também havia explicado que não seriam shows de abertura, e sim um festival, e que a escolha dos nomes foi feita baseada em artistas que já participaram de edições do Nômade Festival.
As atrações também publicaram notas separadas. A banda Bala Desejo afirmou que havia aceitado o convite antes de saber quem estaria no line-up, e que espera ser substituída “por muitos dos talentos da música preta brasileira, alguém que dialogue diretamente com o legado de Badu”.
Já Céu publicou uma nota — que foi posteriormente apagada de suas redes — em que dizia que iria convidar artistas pretos para participar do show no festival. Leia o comunicado aqui:
Leia o comunicado do festival na íntegra:
+Assine a Vejinha a partir de 9,90.