Imagem Blog

Tudo de Som

Novidades da música, clipes, entrevistas, artistas, listas e shows, por Tomás Novaes.
Continua após publicidade

Maestro faz concertos com trilhas sonoras do cinema mudo em São Paulo

Marcelo Falcão, que fundou a Babylon Orchester Berlin, na Alemanha, dirige trilhas sonoras ao vivo de filmes como 'Nosferatu' e 'Metropolis'

Por Tomás Novaes
Atualizado em 23 jun 2023, 08h49 - Publicado em 23 jun 2023, 06h00

Em plena era das salas de cinema 4D e filmes Imax, um século depois dos anos dourados do cinema mudo, o maestro carioca Marcelo Falcão, 39, lota sessões como antigamente: com longas-metragens clássicos na tela e música ao vivo.

“Esse projeto começou quando conheci o pianista Hans Brandner e juntos resgatamos a trilha sonora original de Nosferatu (1922). No fim de 2018, surgiu uma oportunidade de montarmos uma orquestra dentro do cinema Babylon, em Berlim”, conta Falcão, que morou na capital alemã entre 2008 e 2022, onde se formou em musicologia e história da arte pela Universidade Humboldt.

marcelo-falcao-cine-concerto-metropolis
O maestro Marcelo Falcão: de volta ao Brasil. (Kaupo Kikkas/Divulgação)

“A ideia era fazermos dez concertos no começo de 2019. Com o sucesso, os dez viraram quase cinquenta apresentações no ano, esgotadas”, conta.

Continua após a publicidade

Desde então, o maestro rege espetáculos de filmes como O Gabinete do Dr. Caligari (1920), O Encouraçado Potemkin (1925) e Metrópolis (1927).

De volta à sua cidade natal, o maestro tem planos para o Brasil, que começam com quatro concertos em São Paulo na próxima semana, no Theatro São Pedro.

marcelo-falcao-cine-concerto-metropolis
Cine-concerto na França: orquestra e cinema. (Michel Kurst/Divulgação)

“Vamos apresentar Metrópolis, junto com a orquestra do teatro, como nos anos 20: sem nenhum tipo de click, só a partitura original e o filme rodando”, diz ele, que sonha em criar uma orquestra brasileira de cinema mudo.

Continua após a publicidade

“Estou esperando o momento certo. A ideia é, com uma orquestra própria, rodar por outros lugares. São Paulo é uma cidade que teria suporte para sediar quatro, cinco filmes por ano. Comédias, longas nacionais, tem muita coisa legal que podemos fazer com o renascimento desse tipo de arte”, conta.

Theatro São Pedro. Rua Barra Funda, 171, Barra Funda, ☎ 3221- 7326. Qui. (29), sex. (30), sáb. (1º), 20h. Dom. (2), 17h. R$ 30,00. Livre. theatrosaopedro.org.br.

Publicado em VEJA São Paulo de 28 de junho de 2023, edição nº 2847

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.