Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês
Tudo Sobre Cinema

Amazon Prime: série com trilhas pelo Brasil explora riqueza da vegetação

Confira também um ótimo documentário sobre o desmatamento da Amazônia, no Globoplay

Por Miguel Barbieri Atualizado em 27 ago 2020, 11h07 - Publicado em 27 ago 2020, 11h00

Verde que te quero verde, já escreveu o poeta Garcia Lorca. E nada melhor do que ver o verde do Brasil, espalhado pelas matas e florestas. Uma série da Amazon segue um caminho didático sobre o tema e um documentário no Globoplay faz um alerta sobre o desmatamento na Amazônia. Confira!

> O biólogo Anderson Santos e o engenheiro agrônomo Aruay Goldschmidt formam, sem estrelismos, uma dupla afinada como apresentadores de Terra Brasil — Trilhas, série de vinte episódios (com cerca de vinte minutos cada um) que chegou ao catálogo do Amazon Prime Video. De 2019, os capítulos percorrem as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil para mostrar os diferentes ecossistemas e biomas do país. Caminhando por trilhas, os profissionais vão do Guarujá à Serra da Bocaina, de Arraial do Cabo ao Vale dos Pássaros, no Tocantins. Nas paradas, explicam os tipos de vegetação e fornecem informações históricas sobre os locais. A produção é uma atração à parte. Drones captam belas imagens aéreas e uma câmera nada invasiva os acompanha por regiões de difícil (ou remoto) acesso. Além de esclarecedora, a série não deixa de ser um convite a conhecer o Brasil e suas deslumbrantes riquezas naturais, seja no distrito de Conceição do Muqui, no Espírito Santo, seja nas Cavernas do Peruaçu, na cidade mineira de Januária. Está disponível no Amazon Prime Video.

 

+Assine a Vejinha a partir de 6,90

> Entre 2014 e 2018, o diretor Estevão Ciavatta e sua equipe acompanharam a fiscalização de agentes federais no combate ao roubo de terras públicas na região da Amazônia. Nasceu, assim, o documentário Amazônia Sociedade Anônima, trazendo à tona o drama da comunidade indígena Munduruku, que passou a ter suas terras invadidas por grileiros, garimpeiros e madeireiras. Áudios de conversas telefônicas sobre vendas de terrenos por baixo dos panos movem uma discussão sobre o descaso do governo federal, passado e atual, além de acender uma luz vermelha para o desmatamento da floresta e o comércio ilegal da madeira. Está disponível no Globoplay.

Continua após a publicidade

 

Quer me seguir nas redes sociais? Anote: 

Facebook: facebook.com/paginadoblogdomiguel
Twitter: @miguelbarbieri
Instagram: miguelbarbieri
YouTube: Miguel Barbieri Jr. 

 

 

Continua após a publicidade

Publicidade