Imagem Blog

Isabella Fiorentino - TodaBella Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Dicas de moda e beleza
Continua após publicidade

Especial sapatos: ankle boot

Como o próprio nome diz, a ankle (tornozelo) boot (bota) é uma bota de cano curto na altura do tornozelo. A pronúncia é “êncou but”. Elas começaram a aparecer nas passarelas em 2007 e até hoje reinam no “mundo” dos calçados. Sem dúvida é um item fashion indispensável no guarda-roupa de inverno. Há versões para […]

Por VEJA SP
Atualizado em 27 fev 2017, 13h16 - Publicado em 11 Maio 2011, 19h13

Como o próprio nome diz, a ankle (tornozelo) boot (bota) é uma bota de cano curto na altura do tornozelo. A pronúncia é “êncou but”. Elas começaram a aparecer nas passarelas em 2007 e até hoje reinam no “mundo” dos calçados. Sem dúvida é um item fashion indispensável no guarda-roupa de inverno.

Ankle boot em diferentes formatos: item fashion indispensável (Foto: João Avila)

Há versões para todos os gostos: coloridas, em animal print e nas mais diferentes texturas. Saltos mais finos ou grossos, anabela e meia-pata. Os materiais variam entre couro, camurça, verniz e detalhes como tachas, pelo fake, cadarços, zíperes e tela. Além da mistura de materiais, outra forte tendência neste inverno.

Combinam perfeitamente com jeans, meia-calça, calça skinny, legging (preta), vestidos e saias. Até com aqueles vestidos mais levinhos fica incrível, pois o contraste cria uma espécie de brincadeira no visual. Mas também pode ser usada no verão. O modelo vem, então, com materiais mais leves como canvas, linho, e em cores mais claras (menos branco, por favor!!).

Ideal para mulheres altas e de pernas finas. Quem tem esse tipo físico pode abusar de qualquer modelo e cor e combiná-la com vestidos mais curtos (peças na altura do joelho podem achatar as pernas). Só não exagere ao combiná-la com peças curtas demais, já que esse é um sapato super sensual e fetichista, podendo deixar o look vulgar.

Continua após a publicidade

A ankle boot tende a achatar um pouco a silhueta. As baixinhas ou de pernas grossas devem optar por modelos de cano bem cavado (como um decote V no tornozelo), em tons de nude, que se fundem com o tom da pele. Também valem combinações monocromáticas, por exemplo: botinha preta +calça preta, botinha preta + meia-calça preta. A mesma cor dará a sensação de que tudo é “uma coisa só”.

Uma versão que apareceu muito forte nos últimos desfiles do inverno 2011 e que promete continuar no verão é a open boot. É uma mistura da ankle boot com o peep toe, ou seja, uma botinha de cano curto com abertura nos dedos. Ela também apareceu com amarração de cadarço e vazada nas laterais.

Abuse desses modelos tanto no inverno quanto no verão, lembrando que as cores mais claras são mais leves!

Dúvidas sobre moda? Mande sua pergunta pela área para comentários ou pelo e-mail vejinhasp@gmail.com. Caso seja selecionada, ela será respondida pela nossa consultora.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.