Presidente da Itália fará visita a São Paulo pelos 150 anos de imigração
Essa é a primeira vez em 25 anos que um chefe de estado italiano vem à capital paulista
Sergio Mattarella, presidente da Itália, virá a São Paulo na próxima quarta (17) em homenagem aos 150 anos de imigração italiana na cidade. O chefe de estado será recebido no Circolo Italiano San Paolo, o Edifício Itália na Avenida Ipiranga.
Essa é a primeira vez em 25 anos que um chefe de estado italiano vem à capital paulista.
A solenidade deve começar às 16h15 e terminar às 17h. O presidente estará acompanhado da filha Laura Mattarella. O evento vai reunir cerca de 300 pessoas.
“O presidente e o embaixador Alessandro Cortese farão um comunicado em homenagem aos 150 anos da imigração italiana no Brasil e darão uma visão de como a Itália se relaciona com os seus imigrantes e os novos ítalo-brasileiros”, diz José Messina, presidente do Circolo Italiano.
+ Soho House: como funciona o novo clube privado em São Paulo
A forte relação entre brasileiros e italianos pode ser notada hoje em dia no intercâmbio de turistas entre os dois países. De acordo com a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), mais de 50 mil brasileiros visitaram a Itália em 2023 e, do país europeu, estiveram no Brasil 129,4 mil turistas no mesmo período. Desse total de italianos, mais de 55 mil tiveram São Paulo como destino.
Em 21 de fevereiro de 1874, no estado do Espírito Santo, 386 italianos de origem trentina e vêneta chegaram a bordo do vapor La Sofia procurando melhores condições de vida. Atualmente, segundo o Consulado do país europeu, a comunidade italiana no Brasil, instalada principalmente no estado de São Paulo, abriga entre 15 e 20 milhões de descendentes e cerca de 345 mil brasileiros com cidadania italiana reconhecida.
+ Um roteiro para visitar Búzios na melhor época do ano