Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês
Humberto Abdo (Maria Carolina Matheus da Silva) Terraço Paulistano Notas exclusivas sobre artistas, políticos, atletas, modelos, empresários e pessoas de outras áreas que são destaque na cidade. Por Humberto Abdo.

Conar suspende campanha da Johnnie Walker

Em reunião realizada nesta semana, o Conselho de Ética do Conar suspendeu definitivamente uma ação publicitária feita pelo uísque Johnnie Walker. Em novembro do ano passado, a marca de destilados quis debater o tema racismo em função do Dia da Consciência Negra. Para isso, postou em sua página do Facebook uma foto de um modelo […]

Por João Batista Jr. Atualizado em 26 fev 2017, 14h28 - Publicado em 16 out 2015, 18h26
O post da discórdia: caso encerrado pelo Conar (Foto: Reprodução)

O post da discórdia: caso encerrado pelo Conar (Foto: Reprodução)

Em reunião realizada nesta semana, o Conselho de Ética do Conar suspendeu definitivamente uma ação publicitária feita pelo uísque Johnnie Walker. Em novembro do ano passado, a marca de destilados quis debater o tema racismo em função do Dia da Consciência Negra. Para isso, postou em sua página do Facebook uma foto de um modelo negro com a palavra branco sobre seu rosto. A legenda da imagem dizia: “E você, ainda deixa usarem a sua origem como obstáculo para o seu progresso? Racismo. Até quando?”. A marca de uísque retirou o post do ar após ser acusada de racismo. Algumas críticas foram parar no Conar, que abriu processo para apurar o caso. A Johnnie Walker diz que não se tratava de uma campanha publicitária e que a ação se restringiu a um post no Facebook.

Segue a nota oficial da empresa:
A Diageo, empresa que detém a marca Johnnie Walker, informa que tem conhecimento e respeita a decisão do CONAR em relação ao post feito no Facebook no dia 19 de novembro de 2014, véspera do dia da consciência negra. No entanto, reforçamos que a intenção da marca, na ocasião, foi dizer que o preconceito existe e deve ser combatido, de forma a despertar uma reflexão sobre a importância das atitudes pessoais como forma de mudar o próprio futuro.  À época, a campanha “Você faz o futuro”, Johnnie Walker abordava temas diversos como eleições, carreira, casamento gay, consumo responsável, crise hídrica, entre outros, com o mesmo objetivo.

A empresa reitera que nunca foi sua intenção gerar qualquer desconforto, que respeita todas as opiniões e acredita que o racismo é um tema que merece ser debatido de forma séria e respeitosa por todos.

Continua após a publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Para entender e curtir o melhor de SP, Veja São Paulo. Assine e continue lendo.

Impressa + Digital

Plano completo da VejaSP! Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da VejaSP, diariamente atualizado.

Resenhas dos melhores restaurantes, bares e endereços de comidinhas de São Paulo.

Receba semanalmente VejaSP impressa mais acesso imediato às edições digitais no App Veja, para celular e tablet.

a partir de R$ 19,90/mês

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Acesso ilimitado ao Site da VejaSP, diariamente atualizado.

Resenhas dos melhores restaurantes, bares e endereços de comidinhas de São Paulo.

Edições da VejaSP liberadas no App Veja de maneira imediata

a partir de R$ 12,90/mês