Chiquinho Scarpa recebe alta após 10 cirurgias e 7 meses de internação
O empresário teve diverticulite e fístulas gastrointestinais e, ao longo do último mês, alimentou-se apenas de forma intravenosa
O empresário, playboy e autointitulado “conde” Chiquinho Scarpa, 71, recebeu alta nesta terça-feira (1°) do Hospital Vila Nova Star, onde estava internado desde o dia 21 de setembro.
+ MTST pede que seus militantes façam protestos para desbloquear rodovias
Em abril, ele começou a tratar uma diverticulite no intestino grosso e chegou a passar por dez cirurgias abdominais no Sírio-Libanês. Em setembro, foi transferido para o Vila Nova Star, com a diverticulite curada, mas com fístulas no intestino delgado e uma infecção na parede abdominal.
“O paciente foi internado devido a complicações abdominais decorrentes de múltiplas abordagens cirúrgicas”, diz a nota, enviada pela assessoria da Rede D’Or. “Ele recuperou-se completamente, encontra-se em plenas condições clínicas e seguirá com acompanhamento ambulatorial pela equipe médica assistente.”
Para tratar o quadro, houve um esforço multidisciplinar entre as equipes do cirurgião do aparelho digestivo Antônio Luiz Macedo, da clínica geral e cardiologista Ludhmila Hajjar, do diretor clínico Paulo Hoff e do diretor geral Pedro Loretti.
Chiquinho chegou com o ventre inchado pela presença de gases e, ao longo do último mês, alimentou-se apenas de forma intravenosa, para não “exigir” do intestino e cicatrizar a parede do órgão. Além disso, foram feitos curativos diários na ferida cirúrgica.
Por volta de uma semana atrás, a equipe iniciou a alimentação por via oral, com alimentos de textura cremosa, e o paciente respondeu bem.
+ Protesto em rodovia trava carga do Butantan para produção de vacina
“O quadro foi completamente normalizado. Fizemos tomografias e não há nenhuma infecção”, afirmou o gastroenterologista Antônio Luiz Macedo.
Segundo o profissional, Chiquinho chegou no Vila Nova Star com um quadro bom, após passar por uma série de procedimentos, como laparoscopias exploratórias, no Sírio-Libanês. A quantidade de intervenções, no entanto, desagradou às irmãs do empresário, Fátima e Renata, que decidiram transferi-lo.
Em casa, Chiquinho deve continuar com uma dieta cremosa e não poderá realizar exercício físico exagerado. “Ele saiu feliz, satisfeito, com tudo sob controle”, acrescentou o médico.
O playboy lida com problemas abdominais há um tempo. Em 2009, decidiu fazer uma cirurgia drástica para perder peso. Na época, teve complicações no pós-operatório, passou 45 dias em coma induzido, mas depois se recuperou bem. Desde então, precisou reverter parte do que foi feito e tratar complicações como a mais recente.
+ Assine a Vejinha a partir de 9,90.