Imagem Blog

Em Terapia

Por Arnaldo Cheixas
Terapeuta analítico-comportamental e mestre em Neurociências e Comportamento pela USP, Cheixas propõe usar a psicologia na abordagem de temas relevantes sobre a vida na metrópole.
Continua após publicidade

A avó de Teobaldo

Teobaldo sentou-se ao lado da cama da avó. Sabia que a velhinha dificilmente chegaria a ver outra primavera e não queria perder nenhuma oportunidade de aprender algo mais com aquela mulher tão simples e tão sábia. Depois de compartilharem algumas boas risadas conversando sobre política e falando sobre o novo vestido violeta de tia Cotinha, […]

Por VEJASP
Atualizado em 26 fev 2017, 21h33 - Publicado em 8 jul 2014, 20h01

0,,53805283,00

Teobaldo sentou-se ao lado da cama da avó. Sabia que a velhinha dificilmente chegaria a ver outra primavera e não queria perder nenhuma oportunidade de aprender algo mais com aquela mulher tão simples e tão sábia.

Depois de compartilharem algumas boas risadas conversando sobre política e falando sobre o novo vestido violeta de tia Cotinha, o jovem Teobaldo perguntou à avó sobre uma lição de vida que ela lhe havia dado quando ele ainda era criança: “Nunca justifique suas ações para os outros.”

Embora Teobaldo sempre tivesse seguido à risca o ensinamento, também sentia algum desconforto por achar que essa regra de conduta soa algo arrogante, como se não fosse importante pensar no outro. Ele compartilhou seu desconforto com a avó e perguntou se a regra era aquela realmente. Ele achava um paradoxo essa regra vir da avó, que sempre foi uma mulher tão doce no trato com todas as pessoas.

Continua após a publicidade

Em resposta ao neto, ela disse: “Agora você está pronto para conhecer a segunda e derradeira regra: nunca faça nada que você vá precisar justificar depois.”

Teobaldo, chorando, abraçou sua avó e foi embora sem dizer uma só palavra.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.