Imagem Blog

Em Terapia

Por Arnaldo Cheixas Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Terapeuta analítico-comportamental e mestre em Neurociências e Comportamento pela USP, Cheixas propõe usar a psicologia na abordagem de temas relevantes sobre a vida na metrópole.
Continua após publicidade

A avó de Teobaldo

Teobaldo sentou-se ao lado da cama da avó. Sabia que a velhinha dificilmente chegaria a ver outra primavera e não queria perder nenhuma oportunidade de aprender algo mais com aquela mulher tão simples e tão sábia. Depois de compartilharem algumas boas risadas conversando sobre política e falando sobre o novo vestido violeta de tia Cotinha, […]

Por VEJASP
Atualizado em 26 fev 2017, 21h33 - Publicado em 8 jul 2014, 20h01
 (/)
Continua após publicidade

05380528300

Teobaldo sentou-se ao lado da cama da avó. Sabia que a velhinha dificilmente chegaria a ver outra primavera e não queria perder nenhuma oportunidade de aprender algo mais com aquela mulher tão simples e tão sábia.

Depois de compartilharem algumas boas risadas conversando sobre política e falando sobre o novo vestido violeta de tia Cotinha, o jovem Teobaldo perguntou à avó sobre uma lição de vida que ela lhe havia dado quando ele ainda era criança: “Nunca justifique suas ações para os outros.”

Embora Teobaldo sempre tivesse seguido à risca o ensinamento, também sentia algum desconforto por achar que essa regra de conduta soa algo arrogante, como se não fosse importante pensar no outro. Ele compartilhou seu desconforto com a avó e perguntou se a regra era aquela realmente. Ele achava um paradoxo essa regra vir da avó, que sempre foi uma mulher tão doce no trato com todas as pessoas.

Em resposta ao neto, ela disse: “Agora você está pronto para conhecer a segunda e derradeira regra: nunca faça nada que você vá precisar justificar depois.”

Teobaldo, chorando, abraçou sua avó e foi embora sem dizer uma só palavra.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.