Avatar do usuário logado
Usuário
Imagem Blog

Teatro - Por Fabio Codeço

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Indicações do que assistir no teatro (musicais, comédia, dança, etc.)

Dois espetáculos de dança para assistir em março

Estreias colocam o corpo no centro da investigação coreográfica

Por Fabio Codeço
12 mar 2026, 18h07 • Atualizado em 13 mar 2026, 09h55
bale-da-cidade
Balé da Cidade: companhia estreia Encruzilahda no Municipal (Rafael Salvador/Divulgação)
Continua após publicidade
  • Março traz duas estreias que colocam o corpo no centro da reflexão coreográfica em São Paulo. Em cartaz em diferentes palcos da cidade, Encruzilhada, do Balé da Cidade de São Paulo, e Do Chão Não Passa, da Cia NoRastro, exploram caminhos distintos da dança contemporânea. Confira:

    Encruzilhada

    O espetáculo abre a programação do Balé da Cidade de São Paulo no Theatro Municipal a partir deste sábado (14). Com concepção e coreografia de Renan Martins, a montagem, que tem trilha sonora executada ao vivo, investiga a ideia de coletividade a partir do encontro entre diferentes gestos e tradições de movimento.

    Em cena, práticas corporais populares, referências ancestrais e elementos da dança contemporânea se combinam para refletir sobre convivência, conflito e negociação (80min). 12 anos.

    Theatro Municipal. Praça Ramos de Azevedo, s/nº, 3053-2090. → Sáb. (14 e 21/3) e dom. (15 e 22/3), 17h. Qua. (18/3), qui. (19/3) e sex. (20/3), 20h. R$ 13,00 a R$ 100,00. theatromunicipalsp.byinti.com.

    Do Chão Não Passa

    do-chao-nao-passa
    Cia NoRastro: questionamento (Nathan Sampaio/Divulgação)
    Continua após a publicidade

    A expressão, uma forma popular de dizer que algo já atingiu o pior nível possível e que, a partir dali, só pode melhorar, também pode indicar resignação diante de um problema. Foi partindo dessa ideia que o diretor e coreógrafo da Cia NoRastro, o pernambucano Henrique Lima, criou a peça, que investiga as possibilidades de uma dança em plano baixo. Resposta artística ao limite imposto pelo chão, bem como ao aparente desprezo pelo movimento rasteiro nas danças clássicas, o espetáculo fica em cartaz desta sexta (13) a 22 de março (45min). Livre.

    Jambu Galpão. Rua Marco Aurélio, 564, Vila Romana. Não tem telefone. Sex. e sáb., 20h. Dom., 18h. Grátis. Até 22/3. sympla.com.br.

    Publicado em VEJA São Paulo de 13 de março de 2026, edição nº2986

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do SP

    A partir de 29,90/mês