O limão é realmente eficiente para infecção de garganta?
A otorrinolaringologista Cleonice Hirata, do Centro de Otorrino & Fonoaudiologia de São Paulo, ligado ao Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, responde: “O limão é rico em vitaminas, sais minerais e age como antioxidante, que combate os radicais livres e protege as células sadias. Ao ser ingerido durante uma infecção, ele dá alívio porque tem ações antissépticas. […]
A otorrinolaringologista Cleonice Hirata, do Centro de Otorrino & Fonoaudiologia de São Paulo, ligado ao Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, responde:
“O limão é rico em vitaminas, sais minerais e age como antioxidante, que combate os radicais livres e protege as células sadias. Ao ser ingerido durante uma infecção, ele dá alívio porque tem ações antissépticas. Ou seja, faz uma limpeza da região infeccionada. É o mesmo efeito de outras receitas caseiras como mel, alho e casca de cebola.
+ Estalar os dedos engrossa as juntas?
No entanto, não é o limão o responsável por eliminar a infecção. As inflamações causadas por vírus são combatidas pelo próprio organismo em quatro ou cinco dias. O paciente apresenta dor de garganta, tosse e febre. Gargarejo e analgésicos são indicados para aliviar os sintomas. Já as que são motivadas por bactéria deixam o indivíduo mais debilitado, com dificuldade para se alimentar, e muitas vezes é preciso recorrer a antibióticos.”
+ Quais os benefícios do limão para a saúde?
Tem uma dúvida? Deixe sua pergunta na caixa de comentários.
* O conteúdo deste post não substitui uma consulta especializada. Procure sempre seu médico.