Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês
Pergunte ao Doutor Por Blog

Maionese aumenta o colesterol?

A nutricionista Gabriela Bragueroli Cunha, do Centro de Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, tira a dúvida

Por Gabrielli Menezes 14 fev 2017, 13h02

Boa notícia para os fãs desse alimento: ele não aumenta o colesterol.

A maionese, se comparada ao ovo, tem 98% menos colesterol. O motivo é a sua composição. Formada em grande parte por óleo vegetal – gordura insaturada -, não soma altos níveis do vilão em questão. Segundo a nutricionista Gabriela Bragueroli Cunha, do Centro de Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, o único colesterol presente na maionese é proveniente do próprio ovo.

A médica indica o consumo da maionese industrializada, que, por ser feita com ovos pasteurizados, é considerada mais segura e saudável do que a versão caseira. “Nela, a quantidade de óleo é reduzida e substituída por amido modificado, o que dá a mesma consistência e reduz calorias e gorduras”, explica. Como alerta, a nutricionista lembra do risco de contaminação por salmonela com o ovo cru. “A industrializada, ao contrário da caseira, não tem salmonela de jeito algum”.

Ao contrário do que muita gente pensa, esse item pode ser utilizado até em dietas, pois sua grande quantidade de gordura vegetal dá uma sensação de saciedade com rapidez. “Indicamos o uso em patê de frango ou de atum. A maionese é, inclusive, mais recomendada do que o requeijão, que é mais calórico”, entende.

Mas fique atento: apesar do molhinho estar quase livre de colesterol, segundo Gabriela, é bom prezar por uma alimentação regrada e não abusar.

 

Continua após a publicidade

Publicidade