Estalar os dedos engrossa as juntas?
José Roberto Provenza, reumatologista e membro da Comissão de Dor, Fibromialgia e Outras Síndromes Dolorosas de Partes Moles da Sociedade Brasileira de Reumatologia, responde: “Quando estala o dedo, a pessoa força um atrito mais intenso entre as duas articulações. Com o passar do tempo, a tendência é surgirem pequenos desgastes na cartilagem, um tecido macio […]
José Roberto Provenza, reumatologista e membro da Comissão de Dor, Fibromialgia e Outras Síndromes Dolorosas de Partes Moles da Sociedade Brasileira de Reumatologia, responde:
“Quando estala o dedo, a pessoa força um atrito mais intenso entre as duas articulações. Com o passar do tempo, a tendência é surgirem pequenos desgastes na cartilagem, um tecido macio composto basicamente por colágeno, água e proteínas. Essa redução da cartilagem abre espaço para um crescimento ósseo, que nada mais é do que o ‘engrossamento da junta’. O hábito de estalar os dedos revela-se mais preocupante em pacientes que já têm uma tendência à artrose, uma doença caracterizada pela degeneração articular.”
Também tem uma dúvida? Deixe sua pergunta na caixa de comentários.
*O conteúdo deste post não substitui uma consulta médica. Procure sempre seu médico.