Dormir de cabelo preso pode prejudicar os fios?
A dermatologista Juliana Annunciato, que atua na Clínica Wulkan e faz parte da Sociedade Brasileira de Dermatologia, alerta que não é uma boa ideia
Quem tem cabelos longos ou acorda com os fios muito armados costuma recorrer aos elásticos na hora de dormir. Seja pelo conforto ou para evitar surpresas com o penteado no dia seguinte, prender o cabelo durante a noite pode parecer uma boa solução – mas a dermatologista Juliana Annunciato, que atua na Clínica Wulkan e faz parte da Sociedade Brasileira de Dermatologia, garante que não é.
“Dormir com o cabelo preso é prejudicial para todos os tipos de fio, dos lisos aos crespos”, diz Juliana. Os maiores riscos, segundo a dermatologista , são a quebra dos fios e a perda da forma do cabelo, que pode ser consequência de uma marcação indesejável no lugar do elástico.
A dermatologista explica que o ideal – durante o dia ou durante a noite – é evitar prender o cabelo com muita força, ou seja, tirando todo o movimento dos fios. “Quem trabalha na cozinha ou pratica esportes e precisa manter o cabelo preso deve deixar os elásticos sempre frouxos”, orienta. Uma boa alternativa aos rabos de cavalo apertados são as tranças – sempre frouxas, claro.
“Prendedores de borracha, jamais”, alerta. Os modelos de elástico ideais são os forrados com tecido ou os caseiros, feitos com pedaços de meia fina.