Bebidas geladas podem causar dor de garganta?
O otorrinolaringologista Fausto Nakandakari, do Hospital Sírio-Libanês, responde
Ao contrário do que muita gente acredita, bebidas geladas não causam dor de garganta. “Mas elas podem, sim, contribuir para o aumento da dor caso já exista algum problema no órgão”, explica o otorrinolaringologista Fausto Nakandakari, do Hospital Sírio-Libanês.
Os principais motivos para a ocorrência de doenças na garganta são gripes e resfriados, faringites e amigdalites provocadas por infecções virais ou bacterianas, e abuso vocal, ou seja: falar muito alto e tossir muito, forçando a garganta e provocando sua inflamação. E as áreas mais atingidas são as amígdalas palatinas, a própria garganta e as cordas vocais. “Além da dor, muitas vezes há a dificuldade para engolir, rouquidão e falta de ar”, explica o médico.
Para evitar problemas no órgão, recomenda-se ingerir bastante água para hidratar o local, não forçar a voz e não respirar pela boca – pois isso pode ressecar a garganta e facilitar a entrada de vírus e bactérias. Bebidas geladas devem ser evitadas por quem já apresenta dor de garganta ou tem predisposição para o problema.
Morre em SP jornalista Conrado Corsalette, aos 47 anos
Filha de Olavo de Carvalho, Heloísa de Carvalho morre aos 56 anos em Atibaia
Pré-Carnaval 2026 em SP: guia com ensaios de blocos e festas em janeiro
Vera Magalhães encerra contrato com a TV Cultura; veja pronunciamento
Calendário 2026: confira os feriados e datas facultativas





