Avatar do usuário logado
Usuário
Imagem Blog

Pergunte ao Doutor

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Bebidas geladas podem causar dor de garganta?

O otorrinolaringologista Fausto Nakandakari, do Hospital Sírio-Libanês, responde

Por Catherine Barros Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 20 jul 2017, 20h08
Dor de garganta
 (Divulgação/Divulgação)
Continua após publicidade
Bebidas geladas podem causar dor de garganta? Priorizar nos meus resultados Google

Ao contrário do que muita gente acredita, bebidas geladas não causam dor de garganta. “Mas elas podem, sim, contribuir para o aumento da dor caso já exista algum problema no órgão”, explica o otorrinolaringologista Fausto Nakandakari, do Hospital Sírio-Libanês.

Os principais motivos para a ocorrência de doenças na garganta são gripes e resfriados, faringites e amigdalites provocadas por infecções virais ou bacterianas, e abuso vocal, ou seja: falar muito alto e tossir muito, forçando a garganta e provocando sua inflamação. E as áreas mais atingidas são as amígdalas palatinas, a própria garganta e as cordas vocais. “Além da dor, muitas vezes há a dificuldade para engolir, rouquidão e falta de ar”, explica o médico.

Para evitar problemas no órgão, recomenda-se ingerir bastante água para hidratar o local, não forçar a voz e não respirar pela boca – pois isso pode ressecar a garganta e facilitar a entrada de vírus e bactérias. Bebidas geladas devem ser evitadas por quem já apresenta dor de garganta ou tem predisposição para o problema.

Publicidade
TAGS:

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas.

Revista em Casa + Digital Completo
Impressa + Digital
Revista em Casa + Digital Completo

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.
Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de R$ 39,99/mês