Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês
Pergunte ao Doutor Por Blog

A vacina da gripe pode me deixar gripado?

A pediatra Isabella Ballalai, presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, responde: “Não. A vacina da gripe não contém o vírus inteiro nem seu material genético, mas duas proteínas de cada uma das três cepas (ou subtipos) do vírus. Por isso, não há como ela se replicar dentro do corpo humano e causar a doença. Trata-se […]

Por Aretha Yarak Atualizado em 26 fev 2017, 16h52 - Publicado em 29 abr 2015, 20h35

gripe-vacina

A pediatra Isabella Ballalai, presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, responde:

“Não. A vacina da gripe não contém o vírus inteiro nem seu material genético, mas duas proteínas de cada uma das três cepas (ou subtipos) do vírus. Por isso, não há como ela se replicar dentro do corpo humano e causar a doença. Trata-se de uma vacina muito purificada.

+ Como prevenir rinites alérgicas e resfriados típicos do outono?

A confusão ocorre porque nos meses de inverno e outono a circulação de micro-organismos que causam a doença é muito grande. E a vacina protege apenas contra os três tipos de vírus prevalecentes naquele ano, não contra todos. Então a pessoa pode, sim, contrair um outro tipo ou mesmo já estar adoecendo quando tomou a vacina. Essa coincidência temporal acaba dando a impressão de que a gripe foi causada após a imunização.”

+ A poluição do ar pode irritar os olhos?

Tem uma dúvida? Deixe sua pergunta na caixa de comentários.

* O conteúdo deste post não substitui uma consulta especializada. Procure sempre seu médico.

 

Continua após a publicidade

Publicidade