Avatar do usuário logado
Usuário
Imagem Blog

São Paulo nas Alturas

Por Raul Juste Lores Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Redator-chefe de Veja São Paulo, é autor do livro "São Paulo nas Alturas", sobre a Pauliceia dos anos 50. Ex-correspondente em Pequim, Nova York, Washington e Buenos Aires, escreve sobre urbanismo e arquitetura

Parque Edu Chaves: a inspiração francesa na Zona Norte

O local lembra a praça que abriga o Arco do Triunfo, na França

Por Raul Juste Lores 4 jan 2019, 06h00 | Atualizado em 4 jan 2019, 06h00
Parque Edu Chaves
Parque Edu Chaves: imagem feita pelo engenheiro Daniel Moraes, que pilota o perfil @dronedodia no Instagram (Daniel Moraes / Instagram / Reprodução/Veja SP)
Continua após publicidade
Parque Edu Chaves: a inspiração francesa na Zona Norte Priorizar nos meus resultados Google

A icônica praça que abriga o Arco do Triunfo na capital francesa inspira o traçado do Parque Edu Chaves, na Zona Norte. Não é a única relação com a França: o primeiro dono daquelas terras, o aviador Eduardo Pacheco Chaves, amigo de Santos Dumont, estudou e voou em Paris. Mas ele vendeu a área nos anos 1920, ao perceber que o antigo brejo não era bom para pista de voos. Chaves ainda criaria a primeira escola de pilotos do país. Só em 1953 é que a Sociedade Comercial e Construtora fez o loteamento, com cerca de 1 500 casinhas, bastante modificadas hoje.

Publicidade
TAGS:

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas.

Revista em Casa + Digital Completo
Impressa + Digital
Revista em Casa + Digital Completo

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.
Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de R$ 39,99/mês