Avatar do usuário logado
Usuário
Imagem Blog

São Paulo nas Alturas

Por Raul Juste Lores Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Redator-chefe de Veja São Paulo, é autor do livro "São Paulo nas Alturas", sobre a Pauliceia dos anos 50. Ex-correspondente em Pequim, Nova York, Washington e Buenos Aires, escreve sobre urbanismo e arquitetura

A história de Majer Botkowski, criador do belo Edifício Buenos Aires

O arquiteto tinha apenas 27 anos quando projetou o prédio na esquina da Avenida Angélica com a Rua Pará

Por Raul Juste Lores 26 set 2018, 18h29 | Atualizado em 26 set 2018, 18h29
IMG_0088
 (Reprodução/Veja SP)
Continua após publicidade
  • Majer Botkowski se formou na primeira turma de Arquitetura do Mackenzie, a primeira de São Paulo, em 1950. Tinha apenas 27 anos quando projetou este belo Edifício Buenos Aires (1953) na esquina da Avenida Angélica com a Rua Pará, com dois blocos tão diferentes: o da Pará com essas generosas janelas de vidro do chão ao teto e de ponta a ponta. E a fachada da Angélica, onde as janelas menores parecem se movimentar, brincando com a fachada.

    Nascido na Polônia, foi trazido pelos pais com apenas 2 aninhos _ aqui Majer ficaria conhecido como Marcos. Ele criou sua própria incorporadora, a Cia. Esmeralda, e lançou outros prédios em Higienópolis, como o Ouro Preto e o Marquês de Itu, além de ter co-projetado o edifício Andraus e o recentemente demolido Colégio Renascença. Participou da equipe que fez a sede social da Hebraica, em um time com David Libeskind, Israel Galman, Jorge Zalszupin e Jorge Wilheim. Morreu em 2014, aos 88 anos.

    IMG_0088
    (Reprodução/Veja SP)
    IMG_0078
    (Reprodução/Veja SP)
    IMG_0081
    (Reprodução/Veja SP)
    Continua após a publicidade
    IMG_0084
    (Reprodução/Veja SP)

    Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário e curtir a minha página no Facebook. Também é possível receber as novidades pelo Twitter e seguir minhas postagens no Instagram.

    Publicidade
    TAGS:

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do SP

    A partir de R$ 39,99/mês