Imagem Blog

São Paulo nas Alturas

Por Raul Juste Lores Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Redator-chefe de Veja São Paulo, é autor do livro "São Paulo nas Alturas", sobre a Pauliceia dos anos 50. Ex-correspondente em Pequim, Nova York, Washington e Buenos Aires, escreve sobre urbanismo e arquitetura
Continua após publicidade

Edifício Nações Unidas: o primeiro grande complexo multiuso da Paulista

Uma pendenga quase brecou o empreendimento, que previa lojas no térreo

Por Raul Juste Lores Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
29 mar 2018, 19h22

O projeto de um prédio com mais de 400 apartamentos, de um e dois quartos, alvoroçou a avenida Paulista em 1952. Moradores de rendas bem diversas se tornariam vizinhos dos palacetes de industriais e barões do café. Uma pendenga quase brecou o empreendimento, que previa lojas no térreo. Comércio era proibido na fidalga via. Um parecer técnico do então presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil, Rino Levi, autorizou a obra, respeitando-se a proibição das vitrines na avenida. Por sorte, o comércio foi liberado na fachada da avenida Brigadeiro Luis Antonio e na galeria interna, criando o primeiro grande complexo multiuso da Paulista. Assim nasceu o edifício Nações Unidas, da prancheta do arquiteto carioca Abelardo de Souza, contratado pelos banqueiros Orozimbo Roxo Loureiro e Octavio Frias de Oliveira – os mesmos incorporadores do Copan, de Niemeyer.

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário e curtir a minha página no Facebook. Também é possível receber as novidades pelo Twitter e seguir minhas postagens no Instagram.

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.