“Jogo” no Facebook propõe desafio perigoso para adolescentes
"Eu fiquei assustada, achei que eles estavam mortos ou que poderiam ser estuprados, mortos ou vendidos pelo tráfico", desabafou a mãe de um jovem
O Facebook é uma rede social poderosa que pode trazer notícias boas ao dia a dia dos usuários — mas também pode acabar disseminando práticas preocupantes. No Reino Unido, um “desafio” que está fazendo sucesso na rede social preocupa os pais de adolescentes britânicos, de acordo com o site do The Daily Mail.
Jovens de no mínimo 14 anos são convidados a participar do “Desafio das 48 Horas”, normalmente em grupos ou duplas. Para ganhar a aposta, os adolescentes precisam desaparecer de casa por dois dias, limitando ou até cortando o contato com a família. Após o período de 48 horas, eles retornam subitamente, surpreendendo pais e familiares que acreditavam que eles estavam desaparecidos — e que, em muitos casos, acionaram a polícia para investigar o paradeiro das crianças.
Recentemente, uma nova “regra” foi acrescentada ao jogo: o adolescente desaparecido ganha mais pontos a cada menção do seu nome nas redes sociais. Ou seja, quanto mais publicações desesperadas procurando pelo paradeiro dos filhos seus pais fizerem, melhor será a colocação do jovem no desafio.
Esta, no entanto, não é a primeira vez que uma aposta como essa chama atenção nas redes sociais. Em 2015, o “Jogo das 72 Horas” chamou atenção no norte da Europa. O “conceito” é parecido: adolescentes desafiam uns aos outros a desaparecerem sem aviso por 12, 24 ou 72 horas.
A mãe de uma criança que participou do “Desafio das 48 Horas” falou sobre o problema: “É um desafio e é doente. A ansiedade que a nossa família sofreu é imensurável. Eu fiquei assustada, achei que eles estavam mortos ou que poderiam ser estuprados, mortos ou vendidos pelo tráfico“, desabafou a mulher, segundo o The Daily Mail.
“Essa garotada acha que é engraçado. Não houve um momento de remorso quando meu filho foi levado pela polícia e quando as autoridades o trouxeram para casa. Eu vi que ele publicou selfies de dentro da viatura!“.
A mulher também revelou que seu filho estava ganhando a competição por que estava desaparecido há 55 horas antes de ser encontrado pelas autoridades. Ele ignorou o limite de 48 horas e continuou se escondendo, segundo os policiais que o encontraram.
Dê sua opinião: E você, o que achou do novo “desafio” do Facebook? Deixe seu comentário e aproveite para curtir nossa página no Facebook!