Imagem Blog

Poder SP - Por Sérgio Quintella

Sérgio Quintella é repórter de cidades e trabalha na Vejinha desde 2015
Continua após publicidade

Evento no Ibirapuera vai mostrar efeitos práticos das mudanças climáticas

Arena Green é destinada a alunos do 8° ano da rede pública municipal

Por Sérgio Quintella Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
6 jun 2024, 17h00

U ma mistura de cultura, educação e entretenimento, o Green Nation é um dos principais eventos de sustentabilidade do país. Em São Paulo, o festival, que já ocorreu outras vezes para o público em geral, agora será destinado aos 50 000 alunos do 8° ano da rede pública municipal, em uma parceria da prefeitura com a empresa responsável pelos conteúdos. Batizado de Arena Green, o espaço de 815 metros quadrados foi montado no Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, no Ibirapuera, onde permanecerá até novembro.

Ao todo, são sete experiências em um passeio imersivo que leva cerca de uma hora, em que os participantes encontram ambientes de diversos formatos, como audiovisual, cenografia, efeitos especiais, sons tridimensionais e games, entre outros, sempre para mostrar as constantes mudanças climáticas do nosso planeta, na maioria das vezes provocadas por seus próprios habitantes.

Mudança climática na prática: cenário se movimenta
Mudança climática na prática: cenário se movimenta (Alexandre Battibugli/Veja SP)

“A primeira experiência é a da cidadania planetária. Toda a jornada é desenhada para ser conectada com o currículo escolar e os dezessete objetivos da agenda de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas”, afirma Marcos Didonet, diretor-geral do Green Nation.

Continua após a publicidade

Depois de passar por diversas simulações de impactos ambientais para a vida na Terra, os visitantes seguirão para outras reflexões lúdicas, como a da superabundância, que mostra as mazelas provocadas pelo excesso de consumo e descarte inadequado de lixo.

Na sequência, a garotada (e seus professores, que são previamente treinados e participam dos ensinamentos) é levada a ambientes digitais, como jogos e sons, onde é possível testar batidas de funk e trap, entre outros, em uma parceria do Green Nation com o Instituto Kondzilla.

Entrada da Arena Green: jornada sustentável
Entrada da Arena Green: jornada sustentável (Alexandre Battibugli/Veja SP)

Depois da jornada no Ibirapuera, os alunos voltam para suas escolas e continuam estudando o tema, pois o currículo da cidade trata do desenvolvimento sustentável desde 2018. “Ao vivenciarem os acontecimentos de maneira tridimensional e depois nas salas de aula, os estudantes passam a ter uma relação ativa, de protagonismo com as mudanças climáticas do nosso planeta”, afirma Fernando Padula, secretário municipal de Educação.

Publicado em VEJA São Paulo de 7 de junho de 2024, edição nº 2896.

Compartilhe essa matéria via:

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.