Imagem Blog

Alessandra Rodrigues - Nutrição e Bem-Estar

Por Blog
Continua após publicidade

Os perigos do jejum prolongado

É comum recebermos no consultório pacientes que relatam pular refeições em busca de uma rápida redução de peso. Quando ficamos sem nos alimentar por um grande período de tempo, acontece sim uma diminuição no peso. No entanto, essa quantidade perdida consiste em massa magra (músculos e água). Ou seja, esse definitivamente não é o caminho! Quando […]

Por VEJA SP
Atualizado em 26 fev 2017, 18h40 - Publicado em 10 fev 2015, 15h29

1108_reduzir_impulso_f_004

É comum recebermos no consultório pacientes que relatam pular refeições em busca de uma rápida redução de peso. Quando ficamos sem nos alimentar por um grande período de tempo, acontece sim uma diminuição no peso. No entanto, essa quantidade perdida consiste em massa magra (músculos e água). Ou seja, esse definitivamente não é o caminho! Quando ficamos muito tempo sem comer, aumenta a concentração de corpos cetônicos no nosso organismo, que causam acidose sanguínea – que pode levar a desmaios e até mesmo ao coma quando em situações mais extremas.

+ Como melhorar a alimentação do seu filho pequeno

Os alimentos são nosso combustível. Precisamos consumi-los para manter nosso corpo funcionando normalmente. Quando ficamos muito tempo em jejum, há uma alteração geral no organismo e isso inclui alterações hormonais importantes. Hoje os estudos deixam claro que para uma perda de peso saudável é recomendado, sim, comer a cada três horas. Ou seja, em média, cinco a seis refeições diárias, com qualidade e bem fracionadas.

Continua após a publicidade

+ Hora do recreio: dicas para montar a lancheira das crianças

Pular refeições causa efeito rebote de fome sobre nosso metabolismo, o reduzindo e levando nosso organismo a trabalhar no modo econômico, o que implica em guardar calorias ao invés de queimar! Pior ainda é o efeito do exercício feito em jejum, quando ocorre intensa perda de massa magra. Por isso, procure se alimentar a cada três horas e faça um lanchinho pelo menos trinta minutos antes de praticar qualquer atividade física!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.