Os carboidratos que fazem bem
Quer fazer uma dieta boa? Quer emagrecer rápido? “Corte carboidrato” é a frase que mais escuto nas academias, salões, blogs ou em outros meios de comunicação que se destinam à beleza. Mas, como profissional, posso afirmar que essa não é a melhor pedida! São três os macronutrientes essenciais para o nosso organismo: carboidratos, proteínas e […]
Quer fazer uma dieta boa? Quer emagrecer rápido? “Corte carboidrato” é a frase que mais escuto nas academias, salões, blogs ou em outros meios de comunicação que se destinam à beleza. Mas, como profissional, posso afirmar que essa não é a melhor pedida!
São três os macronutrientes essenciais para o nosso organismo: carboidratos, proteínas e lipídios. Eles são recomendados diariamente em diferentes proporções. Advinha qual deles precisamos receber em maior quantidade? O carboidrato!
+ Os benefícios da batata doce, um carboidrato ‘do bem’
Ele é nossa principal fonte de energia e deve fazer parte do seu dia a dia. Estudos mostram que cortar esse macronutriente pode até causar depressão, afinal ele é essencial no controle do humor e no funcionamento do nosso intestino. Existem de fato carboidratos ruins, que são apenas calorias vazias e devem ser evitados, como a farinha branca, açúcar branco e produtos refinados. Mas existem tipos que fazem bem à saúde, como os integrais com boa quantidade de fibras, que colaboram no funcionamento do intestino, aumentam saciedade e ainda ajudam na diminuição do colesterol. São eles:
1. Pipoca sem manteiga e com pouco sal – contém seis gramas de carboidrato e alta quantidade de fibras.
2. Quinua – possui não só carboidratos mas também uma ótima quantidade de proteínas. 1 copo de quinua possui em média 5 gramas de fibras.
3. Batata doce – é uma ótima opção de carboidrato e fibras. De doce. apenas o nome e sabor, a sua composição é ideal, inclusive, para diabéticos!
4. Frutas – uma banana possui, em média, três gramas de fibras, em especial inulina, que é extremamente saudável para o equilíbrio da nossa microbiota intestinal.
Além disso, o carboidrato de boa qualidade é fundamental para prática de exercícios físicos. Sem ele queimamos músculo e preservamos gordura!
+ A importância do pós-treino na recuperação muscular
Antes de cortar um grupo tão importante, reveja as quantidades e horários que esse alimento melhor se adequada na sua rotina. Use-o para acelerar seu metabolismo e ajudar você a perder peso de maneira saudável!