Imagem Blog

Alessandra Rodrigues - Nutrição e Bem-Estar

Por Blog
Continua após publicidade

Fitosteróis x diminuição do colesterol

Os fitosteróis são substâncias encontradas apenas nos vegetais e que desempenham funções estruturais semelhantes ao colesterol no organismo animal. Os fitosteróis não são produzidos pelo corpo humano e podemos classifica-los como o “colesterol” da planta. Diversos estudos atuais têm demonstrado que os fitosteróis possuem um importante papel na diminuição dos níveis de colesterol sanguíneo e […]

Por VEJA SP
Atualizado em 26 fev 2017, 18h35 - Publicado em 19 fev 2015, 09h15

oleos

Os fitosteróis são substâncias encontradas apenas nos vegetais e que desempenham funções estruturais semelhantes ao colesterol no organismo animal. Os fitosteróis não são produzidos pelo corpo humano e podemos classifica-los como o “colesterol” da planta.

Diversos estudos atuais têm demonstrado que os fitosteróis possuem um importante papel na diminuição dos níveis de colesterol sanguíneo e consequentemente contribuem para a diminuição do risco de doenças cardiovasculares, uma das principais causas de morte no Brasil.

+ Como melhorar a digestão?

Tudo isso porque os fitosteróis bloqueiam a absorção do colesterol, competindo com ele e retirando-o da célula.

Continua após a publicidade

O consumo de alimentos funcionais com 2g/dia de fitosteróis parece reduzir de 10 a 15% o colesterol total (CT) e o LDL (popularmente chamado de colesterol “ruim”). No entanto os fitosteróis não alteram a trigliceridemia nem o HDL (“colesterol bom”).

+ As vantagens dos alimentos integrais

O consumo de fitosteróis pela dieta é muito limitado. Os óleos vegetais, sementes e frutos secos, ou de fibra dietética, como hortaliças e cereais integrais, apesar de serem as maiores fontes de fitosteróis, fornecem essa substância em quantidade muito pequena. Por esse motivo, a adição de doses farmacológicas de fitosteróis aos alimentos permitiu o aumento da sua disponibilidade na alimentação e tem sido de grande auxílio no tratamento e prevenção de doenças cardiovasculares.

Mas sempre é importante lembrar que os fitosteróis por si só não vão fazer uma mágica no seu organismo. É preciso associa-los a uma alimentação saudável e equilibrada e hábitos saudáveis!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.