Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Imagem Blog

Alessandra Rodrigues - Nutrição e Bem-Estar

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Fitosteróis x diminuição do colesterol

Os fitosteróis são substâncias encontradas apenas nos vegetais e que desempenham funções estruturais semelhantes ao colesterol no organismo animal. Os fitosteróis não são produzidos pelo corpo humano e podemos classifica-los como o “colesterol” da planta. Diversos estudos atuais têm demonstrado que os fitosteróis possuem um importante papel na diminuição dos níveis de colesterol sanguíneo e […]

Por VEJA SP
19 fev 2015, 09h15 • Atualizado em 26 fev 2017, 18h35
 (/)
Continua após publicidade
  • oleos

    Os fitosteróis são substâncias encontradas apenas nos vegetais e que desempenham funções estruturais semelhantes ao colesterol no organismo animal. Os fitosteróis não são produzidos pelo corpo humano e podemos classifica-los como o “colesterol” da planta.

    Diversos estudos atuais têm demonstrado que os fitosteróis possuem um importante papel na diminuição dos níveis de colesterol sanguíneo e consequentemente contribuem para a diminuição do risco de doenças cardiovasculares, uma das principais causas de morte no Brasil.

    + Como melhorar a digestão?

    Tudo isso porque os fitosteróis bloqueiam a absorção do colesterol, competindo com ele e retirando-o da célula.

    Continua após a publicidade

    O consumo de alimentos funcionais com 2g/dia de fitosteróis parece reduzir de 10 a 15% o colesterol total (CT) e o LDL (popularmente chamado de colesterol “ruim”). No entanto os fitosteróis não alteram a trigliceridemia nem o HDL (“colesterol bom”).

    + As vantagens dos alimentos integrais

    O consumo de fitosteróis pela dieta é muito limitado. Os óleos vegetais, sementes e frutos secos, ou de fibra dietética, como hortaliças e cereais integrais, apesar de serem as maiores fontes de fitosteróis, fornecem essa substância em quantidade muito pequena. Por esse motivo, a adição de doses farmacológicas de fitosteróis aos alimentos permitiu o aumento da sua disponibilidade na alimentação e tem sido de grande auxílio no tratamento e prevenção de doenças cardiovasculares.

    Mas sempre é importante lembrar que os fitosteróis por si só não vão fazer uma mágica no seu organismo. É preciso associa-los a uma alimentação saudável e equilibrada e hábitos saudáveis!

    Publicidade
    TAGS:

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do SP

    A partir de 35,90/mês