Berinjela pode ajudar a emagrecer?
A berinjela tem um alto nível de fibras, que aumenta a sensação de saciedade e melhora a função intestinal. O vegetal possui sais minerais como cálcio, fósforo, ferro, potássio e magnésio, além das vitaminas B, C e A. É considerado antioxidante e contêm substâncias anti-inflamatórias. A casca possui a maior concentração de antioxidantes e também conta […]
A berinjela tem um alto nível de fibras, que aumenta a sensação de saciedade e melhora a função intestinal. O vegetal possui sais minerais como cálcio, fósforo, ferro, potássio e magnésio, além das vitaminas B, C e A. É considerado antioxidante e contêm substâncias anti-inflamatórias. A casca possui a maior concentração de antioxidantes e também conta com a antocianina, um composto que tem como efeito benéfico propriedades antioxidantes, antidegenerativas, anticarcinogênicas e antiviral.
Os estudos ainda são controversos, alguns relatam que o consumo diário de berinjela está associado a diminuição de doenças cardiovasculares. No entanto, existem outros estudos relatam que essa melhora é bem relativa. Eles dizem que o importante mesmo é melhorar a alimentação e praticar atividade física. A berinjela pode até estar associada a essa melhora, mas ela por si só não terá efeito tão benéfico.
Existem ainda estudos que falam da relação do consumo da berinjela com a redução do colesterol total e frações, mas os resultados nem sempre são tão animadores e a maior parte deles é feito em modelos animais.
+ Hidratação: uma lista repleta de ingredientes naturais diuréticos
Também há relatos que relacionam a ingestão da água de berinjela, diurética e auxiliadora no controle da pressão arterial e colesterol. Como podemos observar nos estudos acima descritos, ela possui boa propriedade nutricional e beber a água com esses compostos associado a uma alimentação balanceada e à prática de atividade física pode ser uma boa opção, mas apenas ingerir a água ou comer quilos de berinjela não trarão benefício algum se você não modificar seus hábitos!