Imagem Blog

Alessandra Rodrigues - Nutrição e Bem-Estar

Por Blog
Continua após publicidade

A importância do pós-treino na recuperação muscular

Hoje vamos falar da importância do pós-treino para a nossa recuperação muscular. Afinal, todos se preocupam com o que comer pré-treino e se esquecem do pó-treino, que também merece atenção. Durante a prática esportiva consumimos a reserva de energia presente nos músculos, ocorre quebra de fibras musculares e produzimos grande quantidade de radicais livres. Ou seja, é preciso […]

Por VEJA SP
Atualizado em 26 fev 2017, 18h20 - Publicado em 17 mar 2015, 13h10

pos-treino-nutricao

Hoje vamos falar da importância do pós-treino para a nossa recuperação muscular. Afinal, todos se preocupam com o que comer pré-treino e se esquecem do pó-treino, que também merece atenção. Durante a prática esportiva consumimos a reserva de energia presente nos músculos, ocorre quebra de fibras musculares e produzimos grande quantidade de radicais livres. Ou seja, é preciso repor perdas para evitar lesões, queda de imunidade, entre outros prejuízos!

A ingestão de proteínas é bastante importante, bem como a de carboidratos e cuidar da hidratação! Suco de beterraba tem sido apontado como um grande aliado por ser boa fonte de nitrato, que influencia na tolerância ao esforço.

+ Redes sociais: como elas podem ajudar na dieta

Continua após a publicidade

O uso de proteínas isoladas pode sim ser de grande valia, desde que haja necessidade para tal uso. Vale lembrar que a ingestão excessiva de proteínas aumenta os estoques de gordura, assim como excesso de gordura e de carboidrato!

Para atividades intensas e/ou de longa duração, o ideal é combinar proteínas de absorção rápida, como whey isolado, e carboidratos de rápida absorção, já que após o exercício temos a chamada “janela de oportunidade”, onde o organismo está mais “ávido” por esses nutrientes e os absorve mais eficientemente para repor estoques.

+ Azia: saiba quais alimentos devem ser evitados

Para atividades moderadas e não altamente intensas não são necessários suplementos. Uma refeição equilibrada definitivamente suprirá suas necessidades! A combinação de uma proteína magra como queijo magro e pão integral OU massa com atum OU uma fruta e um iogurte magro ou leite magro pode ser suficiente.

Vale também reforçar que água e isotônicos (em alguns casos) devem fazer parte do seu pós-treino.

Consulte sempre um profissional para que este avalie suas necessidades e indique a melhor estratégia nutricional.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.