Oktoberfest é novamente cancelada na Alemanha; veja a situação do Brasil
Por conta da pandemia da Covid-19, o evento cervejeiro não foi realizado no ano passado
Uma celebração cervejeira das maiores, a Oktoberfest deste ano acaba de ser cancelada em Munique, no sul da Alemanha — o evento seria realizado entre 18 de setembro e 3 de outubro. Esse é o segundo ano que o festival, que recebe turistas do mundo todo, não vai acontecer por causa da pandemia de Covid-19.
Em 2020, a Oktoberfest havia sido suspensa pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial.
O anúncio desta segunda (3) foi feito pelo governo da Baviera. A causa alegada é a de que seria impossível manter o distanciamento social em um festival desse porte. Atualmente, aglomerações estão proibidas na Alemanha, mesmo em locais abertos, e restaurantes, bares e espaços culturais se encontram fechados há quase seis meses.
E no Brasil?
No Brasil, sabemos, a situação da pandemia também não é das melhores. Aliás, está pior que na Alemanha, em números proporcionais de casos. A São Paulo Oktoberfest, que ocorre desde 2017 na capital paulista (leia o texto que escrevi sobre a estreia), foi adiada novamente.
Em 2020, a versão paulistana do evento estava marcada para novembro, mas foi, a princípio, remanejada para setembro e outubro de 2021. Agora, o festival foi novamente adiado, para datas entre 25 de novembro a 12 de dezembro.
“A iniciativa de mudança de data de 25 de novembro a 12 de dezembro é justamente pensando no avanço da vacinação, mas hoje, sem dúvidas, a prioridade não é o evento e, sim, a saúde das pessoas. A organização fará uma nova análise em agosto sobre as condições de segurança para realizar a edição 2021, e somente realizará o evento se não houver risco à saúde de nossos visitantes”, afirma Walter Cavalheiro Filho, embaixador e fundador da São Paulo Oktoberfest.
A tradicional edição de Blumenau, em Santa Catarina, também não teve festa em 2020. A organização divulgou que o evento deste ano deve ocorrer entre 6 e 24 de outubro. Isso é, se a pandemia recuar até lá.
Valeu pela visita! Posto todas novidades no Instagram (@sauloyassuda)
Meu e-mail é saulo.yassuda@abril.com.br
E, olha só, voltei ao Twitter: @sauloy
+ Assine a Vejinha a partir de 8,90 mensais