Imagem Blog

Notas Etílicas - Por Saulo Yassuda

Por Saulo Yassuda
O jornalista Saulo Yassuda cobre cultura e gastronomia. Faz críticas de bares na Vejinha há dez anos. Dá pitacos sobre vinhos, destilados e outros assuntos
Continua após publicidade

Cana, novo bar da Vila Buarque, faz um culto à cachaça

O destilado é servido em dose e também em drinques elaborados com a bebida

Por Saulo Yassuda Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
7 mar 2024, 16h54

Um bar que presta tributo à cachaça. Este é o Cana, ou Cachaçaria Artesanal Nacional e Afetiva, que começa a funcionar nesta quinta (7) na Vila Buarque, a partir das 18h.

A casa, que tem dois balcões e um deque, trabalha com a marca Coscobeu, pinga de pequena produção elaborada desde 1982 no sul da Bahia pela família dos sócios do bar, o ator e engenheiro florestal Murilo Rocha e o engenheiro Jander Rocha.

Diferentes formas de provar

prateleira com cachaças e drinques
Murilo Rocha, do Cana (André Nery/Divulgação)

O destilado é servido em dose nas versões branca (12 reais), carvalho (14 reais) e amburana (15 reais) e também em infusões (16 reais), de jambu, aridã e capim-santo.

Drinques com a bebida não faltam na carta, 100% “cachaceira”. “Eu vim para São Paulo para ser ator e, durante a pandemia, decidi me reconectar com essa ancestralidade familiar minha”, conta o baiano Murilo, que cuida das bebidas. “O grande desafio que me propus foi que cada pessoa conheça e desenvolva sua forma de degustar a cachaça”.

Continua após a publicidade

Por isso, diferentes estilos de coquetéis fazem parte do cardápio. Caipirinhas, rabo de galo, batidas e outros clássicos reinterpretados dividem terreno com misturas da casa, como a cana (25 reais), de cachaça branca, limão-taiti, gengibre e caldo de cana — o bar tem sua própria máquina de moer cana.

Petiscaria nacional e música

As comidinhas seguem a linha cheia de brasilidades, com pedidas como o queijo de coalho com melaço (16 reais) e pastelzinho de costela com banana-da-terra e vinagrete de caju (42 reais, oito unidades).

O espaço vai contar, em breve, com um palco, onde devem passar cantores e bandas. “Vamos explorar ritmos brasileiros e latinos, com pequenos shows”, adianta. “A ideia é que o Cana seja um local de referência e que abre portas, principalmente para artistas retirantes”.

Em breve, vou conhecer o bar. E você?

Continua após a publicidade

Cana

Rua General Jardim, 415, Vila Buarque.

Tem alguma dica para me passar? Me escreve lá no Instagram.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.