Notas Etílicas - Por Saulo Yassuda Por Saulo Yassuda O jornalista Saulo Yassuda cobre cultura e gastronomia. Faz críticas de bares na Vejinha desde 2014. Dá pitacos sobre vinhos, destilados e outros assuntos
Continua após publicidade

Boteco Belmonte: do Rio de Janeiro para São Paulo

Rede carioca de bares estreia na capital paulista em um amplo imóvel na Vila Madalena. E a expansão não para por aí

Por Saulo Yassuda Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 14h05 - Publicado em 8 jul 2021, 12h57
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Belomonte, finalmente, chegou a São Paulo. A rede carioca de bares — são oito unidades na cidade do Rio de Janeiro — abriu a primeira filial paulistana no último dia 6.

    Publicidade

    O bairro escolhido para a estreia é a buxixada e televisiva Vila Madalena (batizou até uma novela global em 1999). A filial paulistana ocupa um duo de imóveis, onde ficavam o saudoso Genial e a casa de grelhados Açougue Central, de Alex Atala, ambos extintos um par de anos atrás. Felizmente, há uma área ao ar livre para quem quiser bebericar o chopinho na boa

    Publicidade

    O bar nasce grande, com 450 metros quadrados. É o maior da rede, mas isso apenas até o fim do mês, quando deve ser inaugurada a unidade na orla de Ipanema, na esquina da Rua Farme de Amoedo com a Avenida Vieira Souto, com gigantões 600 metros quadrados.

    Duas imagens verticais unidas por linha fina branca. À esquerda balcão de bar com caixa registradora antiga e prateleira cheia de garrafas ao fundo. À direita, deque externo com mesinhas do Boteco Belmonte.
    Ambiente com objetos nostálgicos: com direito a área aberta (Divulgação/Divulgação)

    O Belmonte é aquele tipo de boteco chique (“pé limpo”, em carioquês) onde os garçons passam com copos de chope de colarinho avantajado pelas mesas, e o ambiente tem um ou outro toque nostálgico. Um grande sucesso “importado” da Cidade Maravilhosa é a empada aberta de carne-seca com catupiry (22 reais), que merece gotas de molho de pimenta, como pude comprovar em minha última ida ao Rio (visitei a unidade da Praça General Osório, em Ipanema).

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    O cardápio é bem parecido com o original. “Não adianta inventar, se o ‌paulista‌ ‌vai‌ ‌lá [ao Rio] e‌ ‌gosta‌ do que encontra. Vai‌ ‌ter‌ ‌a‌ ‌mesma‌ ‌coisa‌: ‌sanduíche‌ ‌d‌e pernil‌, empada‌ ‌e‌ ‌nossa‌ ‌comida‌, ‌que‌ ‌é‌ ‌farta‌”, havia me dito o dono, o cearense Antônio Rodrigues, em agosto do ano passado. Para a capital paulista, houve a inclusão de algumas saladas. Outro diferencial é o uso da churrasqueira uruguaia, herdada do Açougue Central, para as carnes.

    Foto de chope Brahma sendo tirado sobre mesa de madeira.
    Chope Brahma: clássico da casa (Reprodução Instagram/Divulgação)

    Faz praticamente um ano que o Belmonte da Vila Madalena está pronto. Mas, com o abre-e-fecha da pandemia, os sócios decidiram segurar a inauguração. O próximo passo é por em funcionamento mais uma unidade na Vila Olímpia, que está em obras. No total, o Rodrigues tem dezesseis estabelecimentos no Rio de Janeiro e dois em Portugal, além do Belmonte paulistano.

    Publicidade

    Belmonte – São Paulo
    Rua Girassol, 384, Vila Madalena, tel. 94380-5500.

    Continua após a publicidade

    Assine a Vejinha a partir de 8,90 mensais

    Valeu pela visita! Tem alguma novidade para me enviar? Meu e-mail é saulo.yassuda@abril.com.br

    Publicidade

    Também estou no Instagram: @sauloyassuda

    E, olha só, voltei ao Twitter: @sauloy

    Continua após a publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.