Conjuração Baiana é ponto de partida de ‘Uma Leitura dos Búzios’
No palco do Sesc Vila Mariana, trinta atores e músicos evocam o levante popular do século XIX para refletir sobre o Brasil de hoje
A Conjuração Baiana, Revolta dos Alfaiates ou ainda Revolta dos Búzios é o ponto de partida para Uma Leitura dos Búzios, em cartaz no Sesc Vila Mariana. A peça resgata o levante popular contra a Coroa Portuguesa ocorrido em Salvador, em 1798, para discutir o racismo, a desigualdade social e a política do Brasil de hoje. Ficam no palco a todo momento trinta artistas, sendo eles 27 atores e três músicos. Esse elenco é composto de convidados e artistas selecionados por um processo do Sesc com mais de 500 inscritos. Seus corpos e presenças atuam como um elemento só, em referência à manifestação do século XVIII, que contou com expressiva participação popular, principalmente negra — inclusive, esses foram os que mais sofreram com as consequências, ao contrário dos manifestantes de classes mais altas. Completam a montagem música ao vivo, que mistura ritmos afro-brasileiros, e projeções de vídeo. A direção é de Marcio Meirelles. (110min). Rec. a partir de 14 anos.
+Martha Nowill encena escrito inédito de Pagu em solo; confira entrevista
Sesc Vila Mariana. Rua Pelotas, 141, Vila Mariana, ☎ 5080-3000. ♿ Qui. a sáb., 21h. Dom., 18h. R$ 40,00. Até 12/2. sesc.org.br.