Imagem Blog

Na Plateia

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Indicações do que assistir no teatro (musicais, comédia, dança, etc.) por Laura Pereira Lima (laura.lima@abril.com.br)
Continua após publicidade

Claudia Raia vive Tarsila do Amaral em musical

'Tarsila, A Brasileira', que estreia nesta quinta (25), explora também fatos menos conhecidos sobre a pintora, como o período após a morte dos modernistas

Por Júlia Rodrigues
Atualizado em 25 jan 2024, 13h14 - Publicado em 25 jan 2024, 13h08

Claudia Raia volta aos palcos após dois anos para um dos trabalhos mais desafiadores de sua carreira. Ela vive a protagonista de Tarsila, A Brasileira, musical que estreia nesta quinta (25) no Teatro Santander. O espetáculo estava previsto para as comemorações do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, mas teve de ser adiado devido à gravidez de Luca, terceiro filho da atriz, que nasceu quase um ano atrás.

Com texto e músicas de Anna Toledo e José Possi Neto, que também assina a direção, o espetáculo começa com a volta da pintora Tarsila do Amaral (1886-1973) a São Paulo em 1922, vinda da Escola de Artes de Paris, e seu encontro com os modernistas Oswald de Andrade (papel de Jarbas Homem de Mello, marido de Claudia), Anita Malfatti (Keila Bueno), Mário de Andrade (Dennis Pinheiro) e Menotti del Picchia (Ivan Parente), com os quais formou o chamado Grupo dos Cinco.

Além do nascimento do Movimento Antropofágico e da criação do quadro Abaporu (1928), a trama revela diferentes outros fatos da trajetória da artista, como o fim do relacionamento com Oswald, que a traiu com a jovem revolucionária e amiga do casal Pagu (Carol Costa), os prejuízos trazidos pela Crise de 29, a prisão pelo governo de Getúlio Vargas e a devoção à doutrina de Chico Xavier, já no final da vida, após a morte dos modernistas, de sua única filha e neta. A trilha sonora autoral é da dupla Guilherme Terra e Tony Lucchesi (150min, com intervalo). Livre.

Continua após a publicidade

Teatro Santander. Shopping JK Iguatemi, ☎4810-6868. Qui. e sex., 20h. Sáb. e dom., 16h e 20h. R$ 50,00 a R$ 280,00. Até 26/5. teatrosantander.com.br.

Publicado em VEJA São Paulo de 16 de janeiro de 2024, edição nº 2877

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.