O escritor Mário de Andrade em cardápios
Mostra paralela à Bienal do Livro reúne menus colecionados pelo escritor paulistano e é uma homenagem ao centenário da Semana de Arte Moderna
Uma das atrações para fãs de gastronomia na Bienal Internacional do Livro, que neste ano tem Portugal como país homenageado, é o evento Cozinhando com Palavras, com curadoria do polivalente André Boccato. Entre os muitos encontros que ocorreram nesse espaço especial da megafeira, vou mediar um bate-papo nesta segunda (4), às 14h, com de Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, e Vítor Sobral, chef e dono de vários negócios gastronômicos em Lisboa com duas filiais paulistanas, o restaurante Tasca da Esquina e a Padaria da Esquina. O tema da conversa é Viagem a Portugal pelos seus sabores.
Paralela à Bienal do Livro, o próprio Boccato organiza uma homenagem à Semana de Arte Moderna, que completa 100 anos. Está em cartaz até 31 de julho no restaurante Paris 6 Vaudeville em parceria com a Galeria Collector’s DNS uma exposição com 25 menus colecionados pelo escritor e pesquisador Mário de Andrade (1893-1945) entre as décadas de 1920 e de 1940. Os itens preciosos integram o acervo do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB-USP).
“Os cardápios são cópias autorizadas dos arquivos originais que estão no IEB, algumas ampliadas em formato pôster para boa visualização”, explica Boccato que realizou anteriormente mostras e livros sobre menus da Belle Époque de Paris e cardápios do imperador Pedro II.
Boa parte dos exemplares do acervo de Mário de Andrade, um principais artífices da Semana de 22, elenca receitas da culinária francesa, entre elas os clássicos musse de foie gras, vol-au-vent à la financiére, filé de peixe parmantier, turnedôs à rossini e parfait praliné. Trazem ainda assinaturas de muitos dos convidados desses almoços e jantares.
Completam a mostra ilustrações da artista gráfica Daniela Valente Secco sobre retratos de modernistas como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade, Victor Brecheret e o próprio Mário de Andrade.
A exposição se conecta com a Bienal Internacional do Livro nesta terça (5) por meio de duas palestras. Na primeira delas, às 16h30, a professora Paula Feliciano fala sobre sua dissertação de mestrado Modernista à mesa: a coleção de cardápios de Mário de Andrade (1915-1940), defendida no IEB no início de 2020. Paula estudou justamente os menus que estão em exposição.
Nessa mesma tarde e na sequência, às 17h30, o historiador Rudá K. de Andrade fala com o público sobre o livro A arte de devorar o mundo: aventuras gastronômicas de Oswald de Andrade (doburro, 204 págs, 125 reais). A obra é pretexto para Rudá explorar a paixão pela gastronomia nutrida pelo avô, grande escritor e criador do Movimento Antropofágico.
Além da visitar a mostra no Paris 6 Vaudeville, quem quiser arriscar uma refeição no restaurante, há dois pratos de filé, um suíno e outro bovino, com receitas sugeridas por Boccato.
Bienal Internacional do Livro
Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme. ♿ Seg. a sex., 9h/22h; sáb. e dom., 10h/22h. R$ 30,00. A partir de sáb. (2). Até dom (10). bienaldolivrosp.com.br.
+ Leia matéria sobre a Bienal Internacional do livro clicando aqui
Mostra de Menus de Mário de Andrade
Paris 6 Vaudeville. Rua Haddock Lobo, 1159 Jardim Paulista. 24 horas. ♿ Até 31 de julho.
+Assine a Vejinha a partir de 9,90.
Valeu pela visita! Para me seguir nas redes sociais, é só clicar em:
Facebook: Arnaldo Lorençato
Instagram: @alorencato
Twitter: @alorencato
Para enviar um email, escreva para arnaldo.lorencato@abril.com.br
Caderno de receitas: + Fettuccine alfredo como se faz em Roma