Claudia Raia vive Tarsila do Amaral em musical
'Tarsila, A Brasileira', que estreia nesta quinta (25), explora também fatos menos conhecidos sobre a pintora, como o período após a morte dos modernistas
Claudia Raia volta aos palcos após dois anos para um dos trabalhos mais desafiadores de sua carreira. Ela vive a protagonista de Tarsila, A Brasileira, musical que estreia nesta quinta (25) no Teatro Santander. O espetáculo estava previsto para as comemorações do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, mas teve de ser adiado devido à gravidez de Luca, terceiro filho da atriz, que nasceu quase um ano atrás.
Com texto e músicas de Anna Toledo e José Possi Neto, que também assina a direção, o espetáculo começa com a volta da pintora Tarsila do Amaral (1886-1973) a São Paulo em 1922, vinda da Escola de Artes de Paris, e seu encontro com os modernistas Oswald de Andrade (papel de Jarbas Homem de Mello, marido de Claudia), Anita Malfatti (Keila Bueno), Mário de Andrade (Dennis Pinheiro) e Menotti del Picchia (Ivan Parente), com os quais formou o chamado Grupo dos Cinco.
Além do nascimento do Movimento Antropofágico e da criação do quadro Abaporu (1928), a trama revela diferentes outros fatos da trajetória da artista, como o fim do relacionamento com Oswald, que a traiu com a jovem revolucionária e amiga do casal Pagu (Carol Costa), os prejuízos trazidos pela Crise de 29, a prisão pelo governo de Getúlio Vargas e a devoção à doutrina de Chico Xavier, já no final da vida, após a morte dos modernistas, de sua única filha e neta. A trilha sonora autoral é da dupla Guilherme Terra e Tony Lucchesi (150min, com intervalo). Livre.
Teatro Santander. Shopping JK Iguatemi, ☎4810-6868. ♿Qui. e sex., 20h. Sáb. e dom., 16h e 20h. R$ 50,00 a R$ 280,00. Até 26/5. teatrosantander.com.br.
Publicado em VEJA São Paulo de 16 de janeiro de 2024, edição nº 2877