Imagem Blog

Na Plateia

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Indicações do que assistir no teatro (musicais, comédia, dança, etc.) por Laura Pereira Lima (laura.lima@abril.com.br)
Continua após publicidade

Versão de “A Morta”, de Oswald de Andrade, homenageia centenário da Semana

Para a peça, dirigida por Cacá Toledo, 40 artistas se reuniram no prédio da Oficina Cultural que leva o nome do modernista, onde também está em cartaz

Por Júlia Rodrigues
Atualizado em 20 Maio 2022, 07h22 - Publicado em 20 Maio 2022, 06h00

Em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna, uma versão de A Morta, publicada por Oswald de Andrade em 1937, tem temporada gratuita no prédio da oficina Cultural que leva o nome do escritor. A peça é o resultado do projeto Didática da Encenação ministrado pelo diretor Cacá Toledo, da Cia. Aberta de Teatro, que também assina a direção.

+Livros, filmes e exposições para ampliar o repertório sobre o modernismo

Durante cinco meses, quarenta artistas, entre atores, assistentes de cenografia e de figurino, se reuniram no prédio no Bom retiro para a montagem, que se constrói a partir do site specific, quando o local não é apenas palco para a encenação, mas sim diretriz do espetáculo. Por isso, os 25 atores circulam por sete ambientes — da entrada ao estacionamento nos fundos — da Oficina e são acompanhados pelo público. Por vezes, eles precisam abrir espaço entre os espectadores e nem sempre há cadeiras para sentar. Mas tudo faz parte da proposta itinerante que, além de homenagear o modernista, protesta contra o sucateamento da instituição. Na trama, considerada a mais vanguardista de Oswald, a ação dramática é reduzida ao mínimo e se apresenta por meio de vozes de figuras fantasmagóricas de um mundo em ruínas. Todos os adereços e recursos cenográficos foram fabricados pelo grupo, que também coletou tecidos nas calçadas do bairro para a confecção dos figurinos (90min). 12 anos.

+Após 100 anos, ‘Contramemória’ faz leitura crítica da Semana de 22

Oficina Cultural Oswald de Andrade. Rua Três Rios, 363, Bom Retiro, ☎ 3222-2662. Qua. a sex., 20h. Sáb., 18h. Grátis (retirar os ingressos com uma hora de antecedência). Até 28/5. oficinasculturais.org.br.

Continua após a publicidade

+Assine a Vejinha a partir de 12,90. 

Publicado em VEJA São Paulo de 25 de maio de 2022, edição nº 2790

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.