Atriz e diretora, Ester Laccava estrela espetáculo no Sesc Pompeia
Curtume, Dias Secos Inundados de Acácia retrata três fases de uma mesma mulher em peça com instalação de Carla Venusa
Em Curtume, Dias Secos Inundados de Acácia, a atriz e diretora Ester Laccava dá vida a uma idosa que recebe um policial em sua casa. Ele investiga a morte de um homem encontrado sem pele e a busca por explicações é o mote da montagem que entra em cartaz no espaço cênico do Sesc Pompeia.
A narrativa é conduzida pela mulher, retratada da infância à vida adulta, em um ambiente composto por objetos criados pela artista plástica Carla Venusa e com projeções de Mirella Brandi (uma das instalações é um tecido tingido de 17 metros, em referência às tranças da personagem).
A peça é dividida em três fases, uma delas com a protagonista cuidando de seis filhos enquanto assume empregos precários e a busca por vida digna. Com metáforas, Laccava aborda o trabalho que “arranca o couro” do homem — o ser humano que, segundo ela, não tem outra opção a não ser ficar sem pele, desprotegido em estado de dor. “Pessoas que já nascem sabendo que serão abatidas e viverão em condições sub-humanas”, resume. 14 anos. (60 min.)
Rua Clélia, 93, Pompeia, ☎ 3871-7700. ♿ Estreia qua. (22). Ter. a sex., 20h30. R$ 40,00. Até 15/12. sescsp.org.br
Publicado em VEJA São Paulo de 17 de novembro de 2023, edição nº 2868