Diretor Eric Lenate estreia versão de peça de Shakespeare
Mais enxuta que a original, 'Delírio Macbeth' transforma rei da Escócia em mulher
O diretor Eric Lenate estreou na quinta (8), no Teatro Paulo Eiró, Delírio Macbeth, uma adaptação da tragédia de Shakespeare. Na nova versão, mais enxuta que o texto original, escrito no século XVII, Lenate cortou algumas cenas e inseriu novas.
Os 31 personagens viraram catorze e são interpretados por seis atores, incluindo ele próprio, que encarna o protagonista, o general Macbeth, que deseja ascender ao trono da Escócia. Para isso, ele e sua esposa, Lady Macbeth (a atriz Lavínia Pannunzio), se unem em um plano ganancioso e sangrento para matar o rei, que, neste espetáculo, é uma mulher, a Rainha Duncan, vivida por Verónica Valenttino, primeira atriz trans a receber um Prêmio Shell, em 2023, por seu papel em Brenda Lee e o Palácio das Princesas (2022). Projeções de vídeo amparam a encenação, que ainda conta com Eraldo Maia, Evas Carretero e Vitor Julian no elenco (150min). 14 anos.
Teatro Paulo Eiró. Avenida Adolfo Pinheiro, 765, Santo Amaro, ☎ 5546-0449. ♿ Qui., sex. e sáb., 20h30. Dom., 19h. R$ 20,00. Até 25/2. @teatropauloeirosp.
Publicado em VEJA São Paulo de 9 de fevereiro de 2024, edição nº 2879