Imagem Blog

Memória

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.
Continua após publicidade

Musical celebra vida e obra de Nelson Gonçalves; relembre sua trajetória

A montagem 'Nelson Gonçalves — O Amor e o Tempo' estreia nesta sexta (3), no Teatro Gazeta

Por Dirceu Alves Jr.
Atualizado em 25 abr 2023, 17h26 - Publicado em 3 Maio 2019, 06h00

Antônio Gonçalves Sobral, filho de imigrantes portugueses, nasceu em 1919, na cidade gaúcha de Sant’Ana do Livramento, e chegou a São Paulo com pouco mais de 2 anos. Foi por aqui que ele se tornou Nelson Gonçalves, um dos nomes mais populares da música brasileira, em uma trajetória iniciada nas feiras livres e praças do bairro operário do Brás. O garoto, acompanhado de um instrumentista, ganhava tamanho ao subir em um caixote e, com o timbre ainda juvenil, chamava a atenção de quem passava e lhe retribuía com alguns trocados. A consolidação do rádio, na virada da década de 30 para a de 40, no entanto, exigia vozes potentes e interpretações dramatizadas, e o cantor soube associar seu talento a esse filão.

A lendária gagueira nunca foi empecilho e era plenamente disfarçada diante do microfone. Caminhemos, Maria Bethânia, Renúncia e A Volta do Boêmio destacam-se em um repertório de sambas-canção, boleros e tangos que fizeram de Nelson o maior vendedor de discos do país, sendo superado apenas por Roberto Carlos. Seus sucessos passionais também remetem a uma vida atribulada por causa de casamentos desfeitos e do envolvimento com drogas.

Essa faceta intensa norteia o musical Nelson Gonçalves — O Amor e o Tempo. Protagonizado por Guilherme Logullo e Jullie, o espetáculo estreia nesta sexta (3), no Teatro Gazeta, e prova que a memória do grande cantor popular, vítima de um infarto em 18 de abril de 1998, aos 78 anos, ainda habita o imaginário de seus fãs.

Publicado em VEJA SÃO PAULO de 8 de maio de 2019, edição nº 2633.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.