Projeto preserva a memória do bairro de Guaianases
O Centro de Pesquisa e Documentação Histórica Guaianás busca investigar a cultura da região da Zona Leste
“Podíamos pesquisar a história dos outros, mas escolhemos pesquisar a nossa”, afirma o educador e historiador Ireldo Alves, membro do Centro de Pesquisa e Documentação Histórica Guaianás (CPDOC) e morador de Guaianases. O grupo — formado em 2014 por talentos locais, como cientistas sociais, fotógrafos, museólogos e artistas plásticos — atua em várias frentes para documentar e conservar a memória do bairro da Zona Leste.
O pedaço, que teria recebido aldeamentos indígenas em 1530 e fazendas, escravos e até linha de trem alguns séculos depois, é “muitas vezes estigmatizado como região-dormitório”, acredita João Pedro Rodrigues, museólogo e outro dos sete integrantes do coletivo. Além do passado, a iniciativa traz foco na atualidade, contemplando a vivência dos trabalhadores e os movimentos populares e culturais da região. Exemplos disso são o samba e o Carnaval de rua, presentes ali desde os anos 60 e retratados pela equipe nos documentários A Periferia do Samba e Memórias do Carnaval, ambos de 2016.
Aparece ainda o futebol de várzea, com times como o Botafogo de Guaianases, que data do início do século XX. A pesquisa se baseia em acervos materiais, às vezes fragmentados, mas também encontra valor na história oral. Tudo o que foi colhido se transforma em rodas de conversa, exposições, roteiros históricos e oficinas. A iniciativa, que tem sede provisória em um espaço cedido pelo CEU Jambeiro, chegou a ser apoiada por programas de incentivo à cultura federais e municipais, porém procura financiamento estável para tocar seus projetos. cpdocguaianas.com.br.
Quem são os médicos mortos em Alphaville
Empresa de médico que matou dois colegas de profissão em Alphaville afirma que crime foi estritamente pessoal
Henri Castelli: o que se sabe sobre agressão que desfigurou rosto do ator
Quem era Andre Miceli, apresentador da Jovem Pan que morreu na sexta (16)
Gianni se dedica à tradição italiana e acerta nos clássicos





