Imagem Blog

Memória

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.
Continua após publicidade

Exposição homenageia título histórico do basquete brasileiro

Sesc Consolação celebra conquista nos Jogos Pan-Americanos de 1987, em Indianápolis

Por Mauricio Xavier [Com reportagem de Sara Ferrari]
30 jun 2017, 18h34
A equipe com as medalhas: virada após o intervalo (Arquivo CBB/Veja SP)
Continua após publicidade

O Sesc Consolação, na Vila Buarque, inaugura na próxima terça, 4, às 19 horas, a exposição 120 x 115: o Ouro em Indianápolis, em homenagem ao aniversário de três décadas da emblemática vitória brasileira no torneio de basquete masculino nos Jogos Pan-Americanos de 1987, nos Estados Unidos. Com curadoria do jornalista e escritor Marcelo Duarte, a mostra relembra os bastidores da lendária virada sobre o time da casa.

O público terá acesso à trajetória dos atletas e da comissão técnica, além de uma descrição de cada fase da partida, desde o primeiro tempo até a comemoração final. Também serão realizados bate-papos com alguns dos atletas que participaram do confronto, como Paulinho Villas Boas, Cadum e Rolando.

O triunfo, por 120 a 115, em 23 de agosto de 1987, marcou a primeira vez em que uma equipe americana de basquete perdeu dentro de seu território em toda a história. Liderado por Oscar e Marcel, que juntos marcaram 77 pontos, o Brasil surpreendeu os anfitriões com uma virada espetacular, após chegar ao intervalo perdendo por 68 a 54.

Entre os integrantes do time adversário estavam novatos que, anos depois, se tornariam lendas da NBA, como o pivô David Robinson e o ala Danny Manning. A derrota provocou uma mudança significativa na forma de a federação americana da modalidade encarar competições internacionais. Até então, os Estados Unidos enviavam apenas suas equipes universitárias a esses torneios.

Continua após a publicidade

Nos anos seguintes, no entanto, passaram a convocar sua força máxima. Surgia, assim, o Dream Team, cuja primeira formação estreou em 1992, nos Jogos de Barcelona, com Michael Jordan, Magic Johnson e Larry Bird.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.