Imagem Blog

Memória Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO

Por Blog
Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.
Continua após publicidade

Coleção de álbuns e envelopes registra mais de duas décadas de futebol

O operador de produção Álvaro Vacca conta com cerca de 1 800 itens em seu acervo histórico e figurinhas antigas de jogadores renomados

Por César Costa
11 jun 2021, 06h00

Desde os 7 anos de idade colecionando álbuns e figurinhas, o operador de produção Álvaro Vacca (@vintage_packets), 44, fez desse universo um hobby, o que acabou por se tornar um registro de décadas de história, em especial do futebol brasileiro. Concentrado na temática desse esporte, o colecionador acumulou até agora mais de 1 800 itens, sendo a maioria deles os envelopes que abrigam os cromos.

Apesar do apreço de longa data, a brincadeira passou a se tornar um hábito sério para Álvaro em 2010. “Eu me recordo que, naquela época, na minha São Caetano, saiu um álbum de figurinhas com os clubes da cidade e entre elas estava meu filho. Foi nesse momento que voltei a colecionar de verdade. Decidi resgatar essa memória e fazer uma coleção de todos os Campeonatos Brasileiros de 2000, ano do nascimento do meu filho, para a frente.”

Depois de cumprir a missão, o grande enfoque passou a ser os pacotinhos inusitados. Atualmente, o operador conta com dezenas de pastas para guardar essa coleção específica.

E, na aquisição dos itens, foi preciso pôr a mão no bolso. “Já cheguei a pagar 500 reais em um único envelope. Dependendo da raridade, por exemplo, um pacotinho da Copa do Mundo de 1970, o valor pode bater até 3 000 reais”, explica.

Continua após a publicidade
A imagem mostra o envelope de um pacotinho de 1996, do álbum da Eurocopa.
Raro pacotinho do álbum da Eurocopa de 1996 (Leo Martins/Veja SP)

Antes e depois

Na montagem abaixo, Paulo Nunes (1) e Caio Ribeiro (4) deixaram os gramados e seguiram a carreira de comentarista. Eleito melhor do mundo em 2007, figurinha de Kaká (3) mostra o jogador no começo de carreira. Marcelinho (2) aparece na coleção com um registro de sua passagem pelo Brasiliense.

A imagem da montagem mostra Paulo Nunes, Marcelinho Carioca, Kaká e Caio Ribeiro enquanto ainda eram jogadores em figurinhas de Álvaro. Em baixo dos cromos, retratos deles atualmente, mais velhos.
Antes e depois de nomes conhecidos do futebol brasileiro (Reprodução/Arte/Veja SP)

+Assine a Vejinha a partir de 8,90.

Publicado em VEJA São Paulo de 16 de junho de 2021, edição nº 2742

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Para curtir o melhor de São Paulo!
Receba VEJA e VEJA SP impressas e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.