Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Imagem Blog

Memória

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.

Coleção de álbuns e envelopes registra mais de duas décadas de futebol

O operador de produção Álvaro Vacca conta com cerca de 1 800 itens em seu acervo histórico e figurinhas antigas de jogadores renomados

Por César Costa
11 jun 2021, 06h00 •
A imagem mostra Alvaro segurando alguns pacotinhos de figurinha em meio a uma pilha das pastas e caixas com seu acervo de álbuns e envelopes
Álvaro Vacca e suas diversas pastas: à direita, raro pacotinho do álbum da Eurocopa de 1996 (Leo Martins/Veja SP)
Continua após publicidade
  • Desde os 7 anos de idade colecionando álbuns e figurinhas, o operador de produção Álvaro Vacca (@vintage_packets), 44, fez desse universo um hobby, o que acabou por se tornar um registro de décadas de história, em especial do futebol brasileiro. Concentrado na temática desse esporte, o colecionador acumulou até agora mais de 1 800 itens, sendo a maioria deles os envelopes que abrigam os cromos.

    Apesar do apreço de longa data, a brincadeira passou a se tornar um hábito sério para Álvaro em 2010. “Eu me recordo que, naquela época, na minha São Caetano, saiu um álbum de figurinhas com os clubes da cidade e entre elas estava meu filho. Foi nesse momento que voltei a colecionar de verdade. Decidi resgatar essa memória e fazer uma coleção de todos os Campeonatos Brasileiros de 2000, ano do nascimento do meu filho, para a frente.”

    Depois de cumprir a missão, o grande enfoque passou a ser os pacotinhos inusitados. Atualmente, o operador conta com dezenas de pastas para guardar essa coleção específica.

    E, na aquisição dos itens, foi preciso pôr a mão no bolso. “Já cheguei a pagar 500 reais em um único envelope. Dependendo da raridade, por exemplo, um pacotinho da Copa do Mundo de 1970, o valor pode bater até 3 000 reais”, explica.

    A imagem mostra o envelope de um pacotinho de 1996, do álbum da Eurocopa.
    Raro pacotinho do álbum da Eurocopa de 1996 (Leo Martins/Veja SP)
    Continua após a publicidade

    Antes e depois

    Na montagem abaixo, Paulo Nunes (1) e Caio Ribeiro (4) deixaram os gramados e seguiram a carreira de comentarista. Eleito melhor do mundo em 2007, figurinha de Kaká (3) mostra o jogador no começo de carreira. Marcelinho (2) aparece na coleção com um registro de sua passagem pelo Brasiliense.

    A imagem da montagem mostra Paulo Nunes, Marcelinho Carioca, Kaká e Caio Ribeiro enquanto ainda eram jogadores em figurinhas de Álvaro. Em baixo dos cromos, retratos deles atualmente, mais velhos.
    Antes e depois de nomes conhecidos do futebol brasileiro (Reprodução/Arte/Veja SP)

    +Assine a Vejinha a partir de 8,90.

    Publicado em VEJA São Paulo de 16 de junho de 2021, edição nº 2742

    Continua após a publicidade

     

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do SP

    A partir de 29,90/mês