Relembre o desenho ‘Carangos e Motocas’
O clássico da animação veio muito antes de 'Carros', da Pixar
Quando surgiu o filme de animação Carros, da Pixar, em 2006, a primeira coisa que os mais velhos pensaram, eu incluído, foi “Que falta de ideias! Isso aí é cópia de Carangos e Motocas!“. Na verdade, Carros é um filme maravilhoso, tanto pelo roteiro quanto pela execução, mas mesmo assim, a ideia de carros falantes nos remete a esse desenho da Hanna-Barbera dos anos 70, um grande sucesso entre as crianças da época.
Wheelie é um fusquinha vermelho boa-praça (pra citar uma gíria da época), que está sempre pronto a ajudar os outros. Ele tem uma namorada que é uma graça, a Roda (ou Rota, como aparece em alguns lugares). Acontece que uma gang de motos vive querendo atrapalhar a vida no simpático carrinho. É a Turma do Chapa, composta de quatro motos que tentam manter seu rótulo de rebeldes sem causa, mas são muito engraçados.
Chapa, o chefão, é quem dita as regras. Ele fala grosso e tenta impor sua vontade aos demais. O desparafusado Avesso confunde frases inteiras, e frequentemente repete três ou quatro vezes até acertar todas as palavras. Risada é o mais alto de todos, e acha graça em tudo, até nas situações em que eles se dão mal, ou seja, sempre! Confuso é uma mini-moto, que tenta prevenir os outros de que os planos não darão certo, o que invariavelmente acontece. Nesse momento, Confuso fala o bordão mais conhecido da série: “Eu te disse, eu te disse”.
A caprichada dublagem brasileira, feita pela Herbert Richers, torna a Turma do Chapa ainda mais engraçada. Adaptações de gírias da época bem colocadas nas frases dos personagens tornaram essa tradução especialmente bem feita. Recentemente, esta série ganhou uma nova dublagem, que pra variar, é desesperadamente inferior à original.
Veja a abertura e um trecho da série com dublagem original