As inesquecíveis séries da ‘Sessão Comédia’ da Globo
Os enlatados exibidos depois da 'Sessão da Tarde' eram enorme sucesso
No final dos anos 80, após a tradicional Sessão da Tarde, a Globo criou um horário para as sitcoms americanas, séries de comédia de situação que faziam o maior sucesso na terra do Tio Sam. A intenção da Globo era manter a audiência sempre boa da Sessão da Tarde e fazer uma ligação até a novela das 6, que também sempre foi um horário de audiência garantida.
As séries escolhidas tinham sido grandes sucessos em seu país de origem, e mesmo mostrando famílias e costumes americanos, acabaram também conquistando o espectador brasileiro. Relembre quais eram as séries exibidas no horário:
Segunda-feira – Super Gatas
Numa casa viviam juntas três mulheres de meia-idade e uma octagenária, mãe de uma delas. Os episódios giravam em torno de situações que elas viviam e das conversas abertas que tinham envolvendo principalmente relacionamentos, numa época muito anterior a Sex and the City (e muito mais engraçada também). A série é muito lembrada pelo público brasileiro, apesar de ter sido reprisada poucas vezes desde aquela época.
Terça-feira – Primo Cruzado
Um rapaz do interior vem morar na casa do primo na cidade grande, e isso provoca inúmeras situações engraçadas. Esse enredo, na verdade, foi uma adaptação brasileira. O primo Zeca, caipira de Minas Gerais, no original é grego, e muda para os Estados Unidos pra viver com seu primo. Mas a adaptação ficou muito boa na dublagem, principalmente por causa do talento do saudoso Newton da Matta, eterno dublador do Bruce Willis. E o título em português se refere à moeda usada no Brasil na época.
Quarta-feira – Caras e Caretas
O título original, Family Ties, quer dizer Laços de Família, mas a Globo achou por bem explorar o fato de que os pais (os caras) são mais descolados que os filhos (os caretas), principalmente o filho mais velho, vivido por Michael J. Fox, que aliás gravava esse seriado ao mesmo tempo em que filmava seu grande sucesso no cinema, De Volta Para o Futuro.
Quinta-feira – O Poderoso Benson
A série da Sessão Comédia menos lembrada pelos brasileiros foi na verdade uma das mais bem sucedidas nos Estados Unidos. Por lá, a história do mordomo e conselheiro do governador de um estado que nunca é mencionado rendeu 158 episódios em sete anos de produção.
Sexta-feira – Super Vicky
Vicky é uma menina-robô construída por um gênio da eletrônica para que ela ajude nas tarefas de casa. Os vizinhos pensam que ela é uma menina de verdade, o que causa muita confusão, além do fato da menina interpretar literalmente tudo que lhe é dito.
A saudosa Sessão Comédia durou de 1987 até 1991, quando virou uma sessão noturna que exibia filmes. E em 2015, esse mesmo nome foi usado numa sessão que reprisa humorísticos da Globo. Mas quem acompanhou as séries no fim de tarde nos anos 80, sabe que aquela é a verdadeira Sessão Comédia.